Homepage

1

Port of Lisbon's Protection Level

Ciclo Palestras

Porto de Lisboa apoia ciclo de palestras sobre Almada Negreiros

No próximo dia 18 de junho realiza-se a primeira de um ciclo de nove palestras mensais dedicadas à vida artística e obras de pintura mural de Almada Negreiros, uma iniciativa que será transmitida gratuitamente pela Internet e conta com o apoio da Administração do Porto de Lisboa (APL).
 
A primeira palestra, com início às 18h, apresentada pela Historiadora de Arte Mariana Pinto dos Santos, vai abordar o tema da “encomenda no contexto da obra de Almada Negreiros” e pode ser acompanhada via ZOOM, através deste link.
O ciclo sobre a vida e obra de Almada inclui seis palestras em 2021 e três em 2022 (6+3), sempre às 18h (GMT), via ZOOM, e insere-se no Projeto “ALMADA NEGREIROS -
O desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956)”. 
 
Trata-se de uma iniciativa transdisciplinar, que resulta da colaboração entre o laboratório HERCULES da Universidade de Évora, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC-IJF e DEPOF), o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH / UNL) e a APL. 
 
O projeto ALMADA pretende estudar pela primeira vez com técnicas de imagem e de análise o legado de pintura mural de Almada Negreiros, uma das figuras-chave da vanguarda e do modernismo em Portugal. 
Em destaque estão os cinco núcleos de pinturas murais encomendados na cidade de Lisboa entre 1938 e 1956, que são as Gares Marítimas da APL (de Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos), Igreja de Nossa Sr.ª do Rosário de Fátima, Edifício DN e o Liceu EB Patrício Prazeres.
Os objetivos são a identificação e caracterização das técnicas pictóricas, constituintes dos suportes e das camadas cromáticas, e suas implicações nos processos de deterioração para sua conservação futura. 
Os resultados obtidos ao longo dos três anos serão um passo vital no conhecimento, valorização e conservação da arte da pintura mural de Almada Negreiros.
 

11

Municipalities

31.600

water surface (ha)

2%

Portuguese GDP

1st

port in the handling of solid bulk

19

million of passangers (river and maritime)

16

Cargo Terminals

1

Cruise terminal

4

Recreational docks

5

Shipyards

By the river, to the ocean

Port-cities

Protecting the Estuary and the Environment

Sustainability
porto

Cargo

Its excellent location makes the port a strategic hub, with large regular lines of cargo ships.

Cargo
cruzeiros

Cruises

The terminals located next to the historic center of Lisbon allow tourists to enjoy the best of the city.

Cruises
nautica

Recreational nautics

Recreational docks and the Tagus estuary are the best reception for nauta from all over the world.

Lisbon Marina
espaços e eventos

Venues and events

The dominant management of the port provides spaces for economic activities, events or filming.

Spaces available