Homepage

1

Port of Lisbon's Protection Level

Record segmento turnaround
Comunicados de Imprensa
Cruzeiros: Porto de Lisboa bate recorde no segmento turnaround

O Porto de Lisboa bateu o recorde de escalas e passageiros de cruzeiro no segmento turnaround, ou seja, nos cruzeiros que têm embarque e/ou desembarque no terminal de cruzeiros da capital portuguesa. Em 2022 ulltrapassou-se, pela primeira vez a centena de escalas em turnaroud (103) e registaram-se 88 292 mil passageiros neste segmento.
Face a 2019, estes números representam crescimentos de 43% nas escalas e 21% no número de passageiros.
 “A Administração do Porto de Lisboa (APL) congratula-se com os resultados alcançados, que revelam uma demonstração efetiva de que o Porto de Lisboa continua a merecer a melhor atenção e o interesse por parte dos operadores de cruzeiro para embarque e desembarque dos seus navios”, afirma o Presidente Carlos Correia.
Neste contexto, refere que o Terminal de Cruzeiros de Lisboa tem sido preponderante e recorda a sua distinção como o melhor da Europa, atribuída pelo World Cruise Awards, em 2022. 
Carlos Correia acrescenta que “os excelentes resultados quantitativos alcançados traduzem o desenvolvimento e a valorização sustentada deste segmento de negócio no Porto de Lisboa, fruto da resiliência à adversidade, da capacidade, e do esforço coletivo de inúmeros players que, diariamente, persistem em torno do objetivo comum de potenciar o porto e a cidade de Lisboa como um destino sustentável de cruzeiros de excelência”.
Em termos económicos, é de realçar a importância do segmento de turnaround, pois é aquele que traz mais riqueza aos destinos. De acordo com o Estudo de Impacto Económico da Atividade de Cruzeiros em Lisboa, promovido pela APL em parceria com a Lisbon Cruise Port, e realizado pela Netsonda e a Nova SBE, um passageiro embarcado gasta em média 367 euros, em Lisboa. 
“Considerando que, em 2022, embarcaram no Porto de Lisboa 45 276 passageiros, estamos a falar de cerca de 17 milhões de impacto económico direto gerado apenas pelas pessoas que iniciaram a sua viagem na capital portuguesa”, evidencia Presidente da APL.


Estreia de navios e novos operadores de cruzeiros 
O ano de 2022 ficou ainda marcado pelos 22 navios de cruzeiro que escalaram pela primeira vez o Porto de Lisboa, com destaque para o Silver Dawn e o Evrima, por terem sido batizados na cidade. O Valiant Lady, AIDAcosma, Celebrity Beyond e o World Traveller destacaram-se por incluírem Lisboa na sua viagem inaugural.
A este propósito, Carlos Correia considera que “deve ser visto com apreço o interesse conquistado por Lisboa na eleição das companhias de cruzeiro para a realização de um momento tão importante como o batismo de um navio”.
Em termos de inovação e sustentabilidade, a maioria destes navios merece especial importância, porque dispõem de novas tecnologias ambientais que contribuem para a descarbonização do transporte marítimo.
Além dos navios, houve três operadores que também se estrearam no Porto de Lisboa, a Virgin Voyages, a Scenic Luxury Cruises & Tours e a Ritz Carlton Yatch Collection, sendo estas duas últimas destinadas a um nicho de mercado de elevados recursos económicos.

Mais escalas 
No global, o Porto de Lisboa registou 327 escalas de navios de cruzeiro, o que representa uma subida de 5,5%, face às 310 contabilizadas em 2019.
O crescimento de escalas não se traduziu, no entanto, num aumento de passageiros – 492 438 passageiros – a exemplo do que se passou na generalidade do setor, em grande medida justificado pelos registos alcançados no 1.º semestre, período em que ainda vigoravam os protocolos sanitários a bordo por parte das companhias. 

Valorização e qualificação 
Num ano de grande importância no relançamento e reconfiguração do mercado global de cruzeiros, a APL deu continuidade a umas ações e iniciou outras, no âmbito da estratégia de valorização e qualificação da indústria de cruzeiros na cidade de Lisboa em termos económicos, sociais e ambientais. 
 

11

Municipalities

31.600

water surface (ha)

2%

Portuguese GDP

1st

port in the handling of solid bulk

19

million of passangers (river and maritime)

16

Cargo Terminals

1

Cruise terminal

4

Recreational docks

5

Shipyards

By the river, to the ocean

Port-cities

Protecting the Estuary and the Environment

Sustainability
porto

Cargo

Its excellent location makes the port a strategic hub, with large regular lines of cargo ships.

Cargo
cruzeiros

Cruises

The terminals located next to the historic center of Lisbon allow tourists to enjoy the best of the city.

Cruises
nautica

Recreational nautics

Recreational docks and the Tagus estuary are the best reception for nauta from all over the world.

Lisbon Marina
espaços e eventos

Venues and events

The dominant management of the port provides spaces for economic activities, events or filming.

Spaces available