Port News

Comunicados de Imprensa Porto de Lisboa potencializa os esforços de sustentabilidade

O Porto de Lisboa estabeleceu uma parceria com o EPI - Environmental Port Index, um sistema desenvolvido por um conjunto de portos noruegueses em colaboração com a Consultora DNV e diversos especialistas da indústria marítima, que permite avaliar e monitorizar os índices de emissões dos navios durante o período de permanência em porto, tornando-se, assim, o primeiro porto do Sul da Europa a integrar a rede EPI.


Lisboa dá um passo à frente na sustentabilidade ambiental
A este propósito Carlos Correia, Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL) afirma que “a APL reconhece há muito tempo a necessidade de informações detalhadas sobre os navios que fazem escalas no Porto de Lisboa, o EPI é a solução perfeita para essa necessidade e estamos entusiasmados em fazer parte dessa rede. Por meio deste novo acordo o porto terá, por um lado, acesso a dados valiosos para ajudar a monitorizar o impacto ambiental dos navios que o visitam, e por outro ao ingressar na rede EPI fortalece sua estratégia ambiental e aprofunda o seu compromisso com a sustentabilidade. De salientar que Lisboa será o primeiro porto a aplicar este sistema a navios de mercadorias, uma vez que até à data o mesmo só é aplicado em navios de cruzeiro. Assim estamos neste momento na fase de escolher um armador que sirva de piloto para a implementação deste processo”


Por seu lado, Even Husby, CEO do EPI, afirma que "estamos muito felizes em receber o nosso primeiro porto do Sul da Europa a bordo". “Lisboa está a fazer grandes avanços rumo à sustentabilidade, e estamos empolgados em ajudar o porto a recolher os dados necessários para entender melhor as emissões e o desempenho dos navios.”


A combinação perfeita para soluções sustentáveis
A plataforma do EPI monitoriza, entre outras coisas, as emissões atmosféricas dos navios nos portos, fornecendo uma visão abrangente do desempenho de sustentabilidade dos navios. Essa abordagem baseada em dados promove a responsabilidade e estimula o progresso na redução da poluição relacionada aos portos.


O impacto do EPI na redução das emissões
Desde seu lançamento em 2019, o EPI tornou-se numa iniciativa global de destaque, promovendo a colaboração entre portos e operadores de navios para reduzir as emissões, e a sustentabilidade, e ao abrir caminho para um futuro mais verde na indústria marítima.



"Já estamos a ver progressos notáveis", refere Husby. "Os esforços dos nossos parceiros contribuíram significativamente para a redução de CO2. Estamos ansiosos para ver como essa colaboração com o Porto de Lisboa impulsionará ainda mais mudanças ambientais positivas."


Uma rede em crescimento de líderes em sustentabilidade
Atualmente, 39 portos na Escandinávia e na Europa fazem parte da rede EPI, estando previstos outros portos integrarem a rede brevemente. Esta colaboração crescente continua a abrir caminho para práticas mais sustentáveis na indústria marítima global, promovendo a redução das emissões e a responsabilidade ambiental em todo o setor.

Para mais informações sobre o Índice Ambiental Portuário e seus esforços para promover a sustentabilidade na indústria marítima: www.epi.org
 

Our port in numbers

11

Municipalities

31.600

water surface (ha)

2%

Portuguese GDP

1st

port in the handling of solid bulk

19

million of passangers (river and maritime)

16

Cargo Terminals

1

Cruise terminal

4

Recreational docks

5

Shipyards

About our port

By the river, to the ocean

Port-cities

Protecting the Estuary and the Environment

Sustainability
porto

Cargo

Its excellent location makes the port a strategic hub, with large regular lines of cargo ships.

cruzeiros

Cruises

The terminals located next to the historic center of Lisbon allow tourists to enjoy the best of the city.

nautica

Recreational nautics

Recreational docks and the Tagus estuary are the best reception for nauta from all over the world.

espaços e eventos

Venues and events

The dominant management of the port provides spaces for economic activities, events or filming.