Tabela de Marés

Esclarecimento

As horas indicadas estão expressas em tempo universal coordenado (UTC), a que corresponde a hora legal do “período de inverno”. Para se obter a hora legal correspondente ao período de “hora de verão” (em vigor entre o último domingo de março e o último domingo de outubro), torna-se necessário adicionar 1 hora aos valores apresentados. 

Faça download da tabela de Marés

Tabela de Marés 2021

Dado que o plano Zero Hidrográfico (ZH) foi fixado em relação a níveis médios adoptados há várias décadas, existe presentemente uma diferênça sistemática de cerca de +/- 10 centímetros entre as alturas de água observadas e as alturas de maré previstas.

As alturas de água indicadas nas tabelas de marés são referidas ao nível do Zero Hidrográfico da APL, situado 2.08 metros abaixo do nível médio das águas do mar, em Cascais.

Copyright Marinha, Instituto Hidrográfico, 2019.
Publicado com autorização nº 15/2020 do Instituto Hidrográfico, Marinha.
Esta publicação não substitui as publicações oficiais do Instituto Hidrográfico que declina qualquer responsabilidade decorrente da utilização dos elementos de marés transcritos.

Marégrafo

Após o upgrade do sistema VTS, ocorrido no início de 2019, o porto de Lisboa passou a dispor de dois marégrafos, integrados nas duas estações meteorológicas existentes e colocados estrategicamente em Algés e Cacilhas.
Os dados apresentados são do marégrafo de Algés, instalado no Centro de Coordenação e Controlo do Tráfego Marítimo e Segurança - VTS Lisboa.

No âmbito da navegabilidade fluvial até Castanheira do Ribatejo, o sistema VTS prevê a expansão de todo o sistema, incluindo novas estações meteorológicas e marégrafos ao longo do rio Tejo.

Informação

Sistema calibrado em janeiro de 2019