Exercicio ISPS Barreiro
Carga e Logística
Exercícios de Segurança no Terminal de Granéis Líquidos do Barreiro

A Alkion Terminal Lisbon realizou, no passado mês de novembro, no Terminal de Granéis Líquidos do Barreiro o simulacro anual do Plano de Emergência Interno (PEI). Este exercício está conforme o estabelecido na regulamentação relativa ao controlo e prevenção de acidentes que envolvam substâncias perigosas tendo, em simultâneo, sido realizado o simulacro anual do Código ISPS – o qual visa a proteção do transporte marítimo, através de medidas de segurança, aplicadas a navios e instalações portuárias. O exercício abrangeu, deste modo, questões de “safety” e de “security” respeitantes a esta instalação portuária do porto de Lisboa. 
Foram definidos um conjunto de objetivos de promoção e interiorização de conceitos associados às instruções e procedimentos de emergência associados às ações de intervenção e às rotinas de alarme e alerta, com o objetivo de melhorar o nível de desempenho na atuação. Os objetivos passaram também por testar as comunicações, os meios de combate e a interação entre as diferentes equipas.
Participaram no exercício o Serviço Municipal de Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, a SGL Composites e a APL, entre outros.
Os resultados do exercício, foram muitos positivos e os objetivos foram conseguidos com sucesso, o que nos congratula registar.