A APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A. (APL), aprovou, em sessão de Conselho de 1 de agosto de 2024, o Plano de Integridade, conforme o estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 109-E/2021, que define o regime geral de prevenção da corrupção no setor público. Este Plano reforça o compromisso da APL com a ética e a transparência, consolidando mecanismos internos de controlo e prevenção que promovem um ambiente de integridade em todas as suas operações.
Embora a APL já cumprisse as exigências mínimas do Plano de Prevenção de Riscos de Gestão, incluindo riscos de corrupção e infrações conexas, a implementação deste novo Plano sublinha o seu esforço contínuo em garantir que as práticas ilícitas são ativamente combatidas. A integridade, enquanto valor central, é vista como fundamental para fortalecer a confiança dos stakeholders, promovendo a segurança e eficiência das operações portuárias.

O Plano de Integridade da APL visa:

  1. Consolidar o compromisso com um modelo de governação assente nos mais elevados padrões éticos.
  2. Prevenir, detetar e responder a qualquer forma de corrupção ou infração, garantindo um ambiente de trabalho íntegro e ético.
  3. Assegurar que todas as atividades da APL estejam em conformidade com a legislação vigente, valores e princípios estabelecidos.

A política de Integridade é aplicável a todos os trabalhadores, colaboradores e prestadores de serviços da APL, vinculando-os aos princípios e valores éticos estabelecidos. Inclui mecanismos para garantir a conformidade com as disposições legais e regulamentares aplicáveis, bem como os compromissos assumidos com terceiros.

A APL reitera assim o seu compromisso em manter altos padrões de governação, assegurando a conformidade legal e contribuindo para a sustentabilidade a longo prazo, ao mesmo tempo que promove uma gestão responsável e ética dos recursos públicos.

Este novo Plano é um passo crucial para garantir que todas as decisões e processos da APL se mantêm alinhados com os mais elevados padrões de transparência, ética e responsabilidade, consolidando ainda mais a credibilidade da instituição perante os seus clientes, parceiros e a comunidade.

Com esta medida, a APL demonstra o seu firme compromisso em ser uma organização íntegra e responsável, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e os princípios do Global Compact.

Aceda ao Plano de Integridade da APL AQUI