Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.

19 November, 2024
Portos de Lisboa e Setúbal marcam presença no seminário “Descarbonização do Transporte Marítimo”
O Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, vai receber no próximo dia 20 de novembro o evento "Descarbonização do Transporte Marítimo", promovido pela Fundação Repsol em parceria com a Associação dos Portos de Portugal (APP).
Este encontro contará com a participação de Carlos Correia, Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL) e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), enquanto representante da APP. Carlos Correia irá participar na sessão de abertura juntamente com António Calçada de Sá, Diretor-Geral da Fundação Repsol, e ainda no painel de debate “Descarbonização das Infraestruturas”, que reunirá outros especialistas de renome do setor. Este painel abordará as soluções tecnológicas e estratégias necessárias para adaptar os portos ao novo paradigma de sustentabilidade.
Atualmente, o transporte marítimo é um dos principais pilares do comércio mundial, responsável por 90% do comércio internacional e cerca de 3% das emissões globais de gases com efeito de estufa (GEE), segundo a Agência Internacional de Energia Renovável. Diante destes números, o setor enfrenta o desafio de conciliar o aumento previsto no volume de carga transportada por navios – que poderá triplicar até 2050 – com a meta ambiciosa da Organização Marítima Internacional (IMO) de alcançar emissões líquidas nulas até 2050.
O programa do evento inclui também apresentações de estudos de referência, como o "Maritime Forecast to 2050", da DNV, e sessões dedicadas a temas como eletrificação de portos, combustíveis alternativos e tecnologias inovadoras para a descarbonização.
A secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, encerrará o evento, reforçando o empenho de Portugal em contribuir para a transição sustentável do setor marítimo.
A iniciativa conta com o Observador como Media Partner.