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01 July, 2025
Porto de Lisboa Recebe Visita de Comitiva do Estado de Santa Catarina
Uma comitiva da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Brasil, liderada pelo Deputado Estadual Junior Cardoso, visitou o Porto de Lisboa com os objetivos de estreitar laços entre as duas entidades, adquirir conhecimento sobre soluções logísticas, uso de novas tecnologias, bem saber mais sobre os desafios e perspectivas de crescimento do porto. A comitiva foi recebida na Gare Marítima de Alcântara pelo presidente do Conselho de Administração, Carlos Correira, e pela diretora do Departamento de Negócio Portuário e Logística, Manuela Patrício.
O estado de Santa Catarina é a 6ª maior economia brasileira. A sua infraestrutura portuária inclui os portos de Porto de São Francisco do Sul, Itajaí, Itapoá, Imbituba e Navegantes.
O Brasil é um dos principais parceiros históricos do Porto de Lisboa, sendo que atualmente a maioria da carga movimentada é dos segmentos dos granéis sólidos e contentores. Para este último segmento, o Porto de Lisboa conta um serviço regular que conecta exportadores e importadores aos portos brasileiros:
• LUX – Latin East Coast Europe Express (ONE)/ ESE2 – East Coast os South America (COSCO)/ EEX – Europe East Coast South America Express (OOCL)
No Porto de Lisboa, as principais mercadorias de importação recebidas do Brasil são a soja e o milho, que é a principal exportação agrícula catarinense. Já no caso das exportações para este destino, as cargas que se destacam são ferro, vinho e azeite.
Para responder aos desafios globais que se colocam ao setor portuário, o Porto de Lisboa tem investido em novas tecnologias, rumo a um porto mais verde e intermodal. Durante a visita, Carlos Correia e Manuela Patrícia tiveram a oportunidade de apresentar à delegação as soluções sustentáveis nas quais o porto tem investido, das quais adquirem particular relevo o projeto do Onshore Power Supply e os terminais sem combustão, isto é, dotados de equipamentos 100% elétricos.
A partilha de conhecimento e experiências no setor portuário é sempre enriquecedora e inevitável. Afinal, os portos são uma rede global, conectados e dependentes entre sim para garantir que as supply chain internacionais operem com eficiência.