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A Administração do Porto de Lisboa encontra-se a desenvolver a 1ª fase de implementação de um projeto global de disponibilização de energia elétrica a navios atracados em cais, em seis terminais da zona oriental através do sistema Onshore Power Supply (OPS). A primeira fase deste projeto é cofinanciada pela União Europeia, através do Sustentável 2030 – Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade, num investimento total estimado em 18.262.473,81 €.
Esta 1ª fase da implementação do OPS no Porto de Lisboa inclui:
- A execução de uma ligação em Alta Tensão (AT) (60KV) à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP), numa extensão de cerca de 4km, desde o posto de corte do Alto de São João até Santa Apolónia;
- A construção de uma subestação principal em Santa Apolónia, com ligação ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa);
- A execução de uma rede em anel em Média Tensão (MT) (10KV) na área portuária, que permitirá a ligação da Subestação principal aos terminais de mercadorias da zona portuária oriental, designadamente, ao Terminal Multipurpose de Lisboa (TSA), ao Terminal de Contentores de Santa Apolónia (SOTAGUS), ao Terminal Multiusos do Beato (TMB), ao Terminal Multiusos do Poço do Bispo (ETE) e ao Terminal de Granéis Alimentares do Beato (SILOTAGUS).
- A construção de dois postos de seccionamento.
A instalação de um sistema OPS no Porto de Lisboa tem como objetivos principais:
- Promover a redução das emissões de gases de efeito estufa e a poluição sonora na cidade de Lisboa;
- Contribuir para as metas estabelecidas para a neutralidade climática carbónica até 2050;
- Criar as condições para assegurar o cumprimento das obrigações estabelecidas estabelecidos a nível europeu no pacote legislativo Objetivo 55;
- Contribuir para a prossecução dos objetivos estabelecidos na estratégia para redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da Organização Marítima Internacional;
- Cumprir com os objetivos da Estratégia Portos 5+;
- Colaborar no combate às alterações climáticas;
- Aumentar a competitividade do Porto de Lisboa, enquanto porto marítimo inserido na RTE-T, através do reforço da diferenciação da oferta em transporte de mercadorias e de passageiros;
- Promover a atração de um maior número de embarcações para o porto.
- Fazer crescer a reputação do Porto de Lisboa, através da sua contribuição para um setor dos transportes mais sustentável.
Sobre o Sustentável 2030
Dedicado à Ação Climática e Sustentabilidade, o programa tem um total de 3,1 mil milhões de euros financiados pelo Fundo de Coesão. Trata-se do programa do Portugal 2030 dedicado a responder aos desafios da sustentabilidade e transição climática, com especial enfoque na descarbonização dos diversos setores da economia.
Para saber mais sobre o programo e os projetos cofinanciados por fundos comunitários, visite o website.