Intermodal

04 Março, 2024

Comunicados de imprensa

Porto de Lisboa na Intermodal de São Paulo para reforçar presença no mercado sul americano

O Porto de Lisboa marca presença na 28.ª edição da Intermodal South America, uma das maiores feiras do mundo dedicadas ao setor da logística, dos portos e comércio externo, que começa hoje em São Paulo, no Brasil, e termina a 7 de março. 
Como habitualmente, a presença do Porto de Lisboa está integrada no stand da APP – Associação dos Portos de Portugal, e conta com a presença da Comunidade Portuária de Lisboa e de diversos stakeholders. 
Neste primeiro dia, 5 de março, a promoção dos portos inicia-se com o apoio da representação da AICEP Portugal Global no Brasil, num evento de “Networking Empresarial”  que terá lugar no Consulado de Portugal em São Paulo e  durante o qual se divulgará as infraestruturas e os serviços operacionais que os portos portugueses oferecem às empresas brasileiras.
 A Administração do Porto de Lisboa irá ainda participar no II Congresso de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, num painel dedicado ao Trabalho Portuário e à troca de experiências sobre a evolução do trabalho nos diferentes mercados. 
Durante a Intermodal, o Porto de Lisboa e o Porto de Santos, do Brasil, vão assinar um acordo, com vista à cooperação mútua e à promoção de dinâmicas comerciais e institucionais. 
O grupo português ETE, detentor dos Terminais Multiusos do Poço do Bispo e Multipurpose de Lisboa, do Porto de Lisboa, que atua a nível internacional em vários mercados na América do Sul, depois da sua estreia no ano passado, volta a marcar presença no evento. 
A marcar novamente presença está a Yilport Liscont, que aproveita o evento para promover o Terminal de Contentores de Alcântara. O forte investimento do grupo na modernização da infraestrutura para torna-la mais eficiente ao serviço das empresas já se verifica e apresenta um crescimento de 48% em tonelagem e 38% em TEUs, em 2023, comparativamente com período homólogo. 
Carlos Correia, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, destaca a importância da presença na Intermodal South America: “O Porto de Lisboa é um parceiro chave para o mercado da América do Sul, não só pela oferta a nível de infraestruturas, como também pelas linhas regulares já existentes e pelo posicionamento estratégico que assume. Pretendemos, por isso, durante estes dias, divulgar os nossos principais pontos fortes, estreitar a cooperação com as autoridades portuárias e operadores, bem como promover dinâmicas comerciais e institucionais para a troca de melhores práticas entre os portos em diversos setores. O nosso objetivo passa ainda pela divulgação dos projetos de inovação, digitalização e cluster azul que temos em desenvolvimento”.
Em 2023, o Porto de Lisboa movimentou 4,79 Milhões de granéis sólidos, dos quais 3,8 milhões de toneladas corresponderam a Granéis Sólidos alimentares (79%). Neste segmento, o mercado brasileiro teve um peso de 1,082 milhões de tonelada, o equivalente a 28% em relação aos Granéis Sólidos alimentares e 23% sobre o total de Granéis Sólidos movimentados em 2023. 
 

Partilhar