O porto de Lisboa é parceiro de uma vasta lista de carregadores, muitos deles líderes de sectores de atividade e entre os maiores importadores e exportadores do país, começando pelos que se localizam no porto, de que são exemplo a Iberol, Sovena, Bunge, Cimpor, Siderurgia Nacional, Cerealis, Fisipe e Unilever Fima. 

Na sua área de influência direta, e por toda a região de polarização de Lisboa, encontram-se diversas empresas nacionais utilizadoras do porto, como a Sidul Açucares, ADP Fertilizantes, Riberalves, Coca-cola, Sugal, entre outras, cuja interação portuária se pretende divulgar de forma dinâmica através deste canal. 

No porto de Lisboa

Com uma unidade transformadora e um terminal portuário em Alhandra, a Iberol é um dos maiores processadores de produtos de origem agrícola (oleaginosas: grão de soja e semente de colza) e uma das três únicas unidades de produção de biocombustíveis do país. 

São produzidos nesta instalação essencialmente ingredientes para a alimentação animal e humana, combustíveis líquidos renováveis e produtos químicos para uso industrial. 

A Iberol é um dos impulsionadores dos transportes alternativos à rodovia, utilizando o rio Tejo como via fluvial para receção de matéria-prima por barcaça, assim como expede por ferrovia biocombustível para o porto de Sines.  

Contactos:

Website: http://www.iberol.pt/pt/ 

Email: geral@iberol.pt

A Nutrinveste é um dos principais grupos mundiais nos segmentos de azeite e óleos alimentares e, através da Sovena, instalada no Porto de Lisboa, produz grandes marcas como o óleo Fula e azeites Oliveira da Serra. 

Possui fábricas de extração e um terminal portuário em Palença, Almada, e uma unidade de refinação, embalamento e logística no Barreiro, sendo através destas instalações o maior fornecedor mundial de marcas próprias de azeite e o maior embalador da Península Ibérica de marcas próprias de óleos vegetais. 

Contactos:

Website: https://www.sovenagroup.com/pt/ 

Email: info@sovena.pt

Operador global de origem holandesa, líder no mercado agroalimentar e presente nos 5 continentes e em mais de 40 países, está instalado no terminal de Palença, no porto de Lisboa.  

Dedica-se maioritariamente à compra e extração de óleo e farinhas de sementes oleaginosas utilizados para produzir óleos alimentares, rações, margarinas e biodiesel. A nível nacional focaliza-se no processamento de soja e biocolza e na importação de milho e trigo para produção de rações e aves.  

Contactos:

Website: https://www.bungeportugal.com/ 

Situa-se no porto de Lisboa, em Alhandra, a unidade industrial mais antiga e com maior capacidade instalada de produção de cimento da Cimpor, no país, com 3,85 milhões de toneladas/ano. Esta unidade industrial é provida de um terminal portuário, através do qual é assegurada 100% da exportação de clínquer da Ciimpor por transporte fluvial até aos navios fundeados. A Cimpor é atualmente o principal utilizador da via fluvial no porto de Lisboa. 

Contactos:

Website: www.cimpor.com 

Email: dcomercial@cimpor.com

O maior produtor de fibras de carbono da Europa, Grupo SGL, está sediado em Portugal no Porto de Lisboa. A Fisipe, no Barreiro, é uma indústria única no país na produção de fibras têxteis e técnicas, integra as dez maiores empresas nacionais do setor químico e, é hoje, a principal cliente do terminal de líquidos do Barreiro.  

Orientada para exportação, a Fisipe coloca 99 % da sua produção no estrangeiro, onde tem cerca de 290 clientes em mais de 40 países.  

Contactos:

Website: https://www.sglcarbon.com/en/markets-solutions/material/acrylic-fibers/ 

Email: info@sglcarbon.com

Focalizada em produtos derivados da transformação de cereais, a Cerealis é líder nas massas alimentícias e farinhas industriais, complementando a sua gama com farinhas culinárias, bolachas, cereais de pequeno-almoço e barras de cereais. 

No Beato, com ligação direta ao terminal da Silopor, detém a mais moderna unidade de moagem e de transformação de cereais da Europa. O porto de Lisboa é a sua principal porta de entrada de matéria prima a nível nacional, em mais de 50% dos cereais, e esta instalação é a principal cliente do terminal de granéis alimentares do Beato. 

Contactos:

Website: https://www.cerealis.pt/pt/ 

Email: internacional@cerealis.pt

Uma das mais antigas industrias nacionais, e historicamente localizada no porto de Lisboa, a Siderurgia integra hoje o Grupo Megasa, cuja unidade de produção do Seixal engloba as empresas SN Seixal -Siderurgia Nacional, SN Transformados e a Ecometais. 

A Megasa é líder do seu setor em Portugal, está entre as dez maiores exportadoras do país e é a principal importadora de sucata do porto de Lisboa através do terminal de granéis sólidos do Barreiro. 

Contactos:

Website: https://www.megasa.com/grupoMegasaMob.php?lang=PT  

Email:  info@megasa.com

Um dos mais relevantes grupos nacionais do setor alimentar e industrial, composto pela Unilever e Jerónimo Martins, agrega diversas empresas como a Fima, Lever, Iglo Olá e Knrorr Bestfooods.  

Detém conhecidas marcas como Cif, Sun, Domestos, Skip, Axe, Rexona, Iglo, Olá, Knorr, Vaqueiro, Lipton, Hellmann’s, Calvé, Maizena, etc 

Na Fábrica Fima Olá, situada em Santa Iria da Azóia, no Porto de Lisboa, são produzidas  para o grupo, as margarinas Flora, Becel, Vaqueiro, Planta, cremes de barrar, os caldos Knorr e ainda os gelados Olá.  

Contactos:

Website: www.unilever-fima.com

Contacto:  https://www.unilever-fima.com/contact/contact-form/