Paisagista

02 Novembro, 2021

Institucionais

Porto de Lisboa divulga vencedores do desafio de fotografia - Mais de 100 candidatos e 500 trabalhos submetidos

O Desafio de Fotografia "1 porto, 2 margens, 11 municípios, 200Km para fotografar”, que lançava o convite para fotografar o Tejo e as suas margens, paisagens e singularidades de toda a zona ribeirinha dos onze concelhos da área de jurisdição do porto de Lisboa, tem hoje o seu desfecho, no dia de encerramento das comemorações do 134º aniversário do Porto de Lisboa. 

Anunciamos que os três grandes vencedores, que connosco partilharam o seu “olhar” sobre o porto de Lisboa, são:


 

 
1º classificado: Fernando Pina - fotografia “Diary / 4147”
Imagem com uma forte marca contemporânea na escolha do tema, bem como das características plásticas composição e iluminação: O tejo enquanto elemento de união entre as duas margens. A ligação que milhares de pessoas fazem diariamente nas grandes metrópoles onde o rio se assume como um agente agregador.


 

 
2º classificado: Gil Ribeiro - fotografia “Terreiro do Paço / Clouds”
Imagem que brinca com as escalas: O navio, que em confronto com a escala humana assume proporções superlativas, é aqui esmagado pela dimensão da natureza que enfrenta sempre que abala do porto, rumo a outro destino longínquo, cruzando mares e oceanos.


 

            

 

3º classificado: André Ginja - fotografia “M5 / Telhado do Museu do MAAT”
A ordem no caos: O passeio marítimo, com as várias funções e paisagens humanas e urbanas. O coletivo de pessoas em usufruto do rio, as esplanadas que oferecem um pouco de lazer, ao fundo o Porto de Lisboa, as suas gruas e as fachadas dos prédios, a contemplar a vista e a ponte, que une as duas margens. 

A escolha do Júri do desafio recaiu em três fotografias que se complementam nas componentes visuais e simbólicas. Ricardo Medeiros, que integrou o Júri na qualidade de administrador da APL – Administração do Porto de Lisboa, salientou que as fotografias vencedoras «são três imagens que se complementam, entre muitas outras de qualidade que participaram no desafio fotográfico: a rotina do indivíduo, as máquinas que o alimentam e as batalhas da sobrevivência face à intempérie, e o hino à cidade e à vida coletiva nas suas várias formas».

Tiago Figueiredo, fotógrafo profissional que participou nos trabalhos do júri do Desafio de Fotografia "1 porto, 2 margens, 11 municípios, 200Km para fotografar”, sublinhou que «de todo um vasto e honroso conjunto de mais de 500 imagens candidatas, a opção dos jurados passou pela fuga aos estereótipos e leituras mais óbvias, optando por encontrar, nas fotos vencedoras, ideias que transcendem a própria fotografia».

Recorde-se que o Desafio de Fotografia "1 porto, 2 margens, 11 municípios, 200Km para fotografar foi lançado no âmbito do 133º aniversário do Porto de Lisboa, e inicialmente podiam ser submetidos trabalhos até 31 de março de 2021. Devido à pandemia, que desaconselhava a livre circulação das pessoas, a iniciativa foi suspensa, retomando-se durante o verão, com prazo para entrega de fotografias alargado até ao passado dia 15 de outubro de 2021.
 

Partilhar