Banner festivo da náutica de recreio.
Eventos Náutica de recreio

19 Outubro, 2026

Inscrições abertas para o seminário Blue Mind

No dia 30 de outubro tem lugar na Gare Marítima de Alcântara o seminário Blue Mind, integrado na iniciativa “Encontros na Marina de Lisboa”.

O conceito Blue Mind, desenvolvido pelo biólogo marinho Wallace J. Nichols, explora os benefícios da proximidade da água, nomeadamente na redução do stress e na promoção de tranquilidade. No contexto portuário e marítimo, esta abordagem permite refletir sobre a relação entre o porto, a cidade e as comunidades, valorizando o mar e o estuário enquanto espaços de lazer, inspiração e qualidade de vida.

O velejador Francisco Lufinha, keynote speaker do seminário, apresentará Volta ao mundo à vela, partilhando a sua experiência e ligação ao oceano. O programa inclui ainda uma mesa-redonda com Filipe Caldeira, mergulhador, velejador e médico no Hospital da Luz, Luís Rocha, treinador olímpico medalhado, Rui Alexandre, da Associação Labite, e Francisco Lufinha. A conversa será moderada por Bernardo Queiroz e reunirá diferentes perspetivas sobre a relação entre a água, as atividades náuticas e o bem-estar.

Programa

09h30- Receção aos participantes                               
10h00/10h15- Sessão de abertura e boas-vindas
10h20- Francisco Lufinha: Volta ao mundo à vela
10h40- Mesa-redonda
12h20/12h30- Encerramento

A participação no seminário é gratuita. Poderá inscrever-se aqui.

 

Partilhar