Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.
05 Janeiro, 2021
CruzeirosMystic Cruises no Porto de Lisboa
O Terminal de Cruzeiros de Lisboa acolhe, desde novembro, os navios World Explorer, World Voyager, construídos no estaleiro de Viana do Castelo, e Vasco da Gama, um navio inaugurado em 1993, que se juntou recentemente à frota do Operador Mystic Cruises, o único operador nacional de navios de cruzeiro oceânicos.
O armador escolheu o porto de Lisboa para a estadia prolongada (layup) dos seus navios enquanto aguarda a retoma da atividade de cruzeiros, aproveitando para planear e preparar a próxima temporada 2021, com início ainda incerto.
Após uma breve estadia em Lisboa, o navio Vasco da Gama viajou com destino aos Estaleiros Navais da Lisnave, em Setúbal, onde será remodelado e modernizado de forma a cumprir os requisitos exigidos pelo armador. Tal como os restantes navios da frota, também este passará a arvorar a bandeira de Portugal, e será o maior navio de cruzeiros no registo nacional, com 219 metros de comprimento, 600 cabines, com capacidade para aproximadamente 1.000 passageiros e 550 tripulantes. O navio pertencia, desde 2018, ao Operador Cruise & Maritime Voyages que lhe atribuiu o atual nome, numa clara referência ao navegador português.
A estadia destes navios em portos nacionais representa um importante contributo para a nossa economia, em especial quando são abrangidas e se articulam várias atividade ligadas à Economia do Mar, como sejam a construção e reparação naval em estaleiros portugueses, os serviços aos navios, abastecimentos diversos, serviços prestados pela Autoridade Portuária, restantes autoridades e empresas portuárias que operam no tecido empresarial do porto.