Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.
Notícias do porto
Luísa Maria do Rosário Roque foi nomeada vogal do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra para o mandato 2025-2027. A nova vogal junta-se assim a Vítor Caldeirinha, presidente da APL – Administração do Porto de Lisboa e da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e aos três vogais, Ana Lemos, Nuno Viterbo e Paulo Ventosa.
Luísa Maria do Rosário Roque é licenciada em Gestão de Empresas – Contabilidade e Finanças pelo ISLA, mestre em Auditoria pelo ISCAL, com especialização em governação e desempenho dos portos comerciais, e pós graduada em Mercados Financeiros. Encontra se a concluir o doutoramento (DBA) no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, com investigação centrada no desempenho portuário marítimo como ferramenta de gestão, segundo a teoria dos recursos e a teoria institucional.
Com uma carreira de mais de três décadas na área económica e financeira da Administração Pública, tem-se dedicado sobretudo ao acompanhamento do Setor Empresarial do Estado e à análise de empresas públicas estratégicas. Exerceu funções de assessoria técnica na Direção Geral do Tesouro e Finanças e, mais recentemente, na Entidade do Tesouro e Finanças.
O Conselho de Administração conjunto da APL e da APSS tem como objetivo reforçar o planeamento estratégico integrado, a eficiência operacional e a coordenação de investimentos dos Portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra, contribuindo para uma gestão mais articulada e alinhada com os desafios logísticos, económicos e ambientais do setor portuário.

O porto em números
11
Concelhos
31.600
Hectares de área líquida
2%
PIB Nacional
1º
porto na movimentação de granéis sólidos
19
Milhões de passageiros (fluviais e marítimos)
14
Terminais de carga
1
Terminal de cruzeiros
4
Docas de recreio
5
Estaleiros de reparação naval
Sobre o porto

Um porto, duas margens

Proteger o Estuário e o Ambiente

Carga
A sua excelente localização torna o porto num eixo estratégico, com grandes linhas regulares de navios de carga.

Cruzeiros
Os terminais localizados junto ao centro histórico de Lisboa permitem aos turistas desfrutar o melhor da cidade.

Náutica de Recreio
As docas de recreio e o estuário do Tejo são a melhor receção para os nautas de todo o mundo.

Espaços e Eventos
A gestão dominial do porto disponibiliza espaços para atividades económicas, eventos ou filmagens.







