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Porto de Lisboa ganha três novas linhas de carga contentorizada

O Porto de Lisboa reforça a sua posição como plataforma logística essencial no comércio internacional com a entrada de três novas linhas regulares de carga contentorizada, duas já ativas e operadas pela OTM – X-Press Feeders e a terceira, a iniciar em janeiro, a ser realizada pela Transinsular.

Este alargamento da oferta acrescenta capacidade, frequência e diversidade de destinos, respondendo às necessidades crescentes dos exportadores nacionais e consolidando o papel de Lisboa como porto estratégico no shortsea shipping e nas ligações a grandes hubs de transbordo.

A linha SOUTH EUROPE – SPX II, já em operação, estabelece uma rotação quinzenal entre Valência, Lisboa e Casablanca, servindo o Terminal de Contentores de Alcântara (Liscont). É assegurada por dois navios dedicados, Perseus e Emilia, com uma capacidade combinada de 1.360 TEU (660 e 700 TEU, respetivamente) fortalecendo uma rota relevante para o fluxo de exportações nacionais tanto para o Magrebe como para o Mediterrâneo ocidental.

Também já ativa, a nova linha NORTH EUROPE – OFX oferece uma frequência semanal e liga Algeciras, Lisboa, Leixões, Southampton e Roterdão. Com operação igualmente em Alcântara, este serviço utiliza o navio Mando (1.174 TEU) e cria novas oportunidades de transbordo e ligação direta aos principais portos do Norte da Europa, reforçando a competitividade logística do Porto de Lisboa, disponível para as empresas portuguesas.

A partir, ainda, do mês de Novembro, o porto da capital passa também a contar com o serviço TRANSINSULAR MAROC EXPRESS, que ligará semanalmente Leixões, Lisboa e Casablanca, com escala no TSA - Terminal de Santa Apolónia, empresa do Grupo ETE e concessionário do Terminal Multipurpose de Lisboa (TML). O novo serviço será assegurado por um navio com capacidade para transportar 220 TEU e adequado para contentores secos, frigoríficos e carga geral, e permitirá responder a uma necessidade do mercado internacional e aos clientes que procuram flexibilidade, rapidez e fiabilidade no comércio entre Portugal e Marrocos, contribuindo igualmente para o dinamismo crescente das operações com o mercado marroquino.

A chegada destes três serviços confirma a atratividade do Porto de Lisboa para armadores internacionais e demonstra a capacidade operacional e a eficiência dos terminais nacionais.

A Administração do Porto de Lisboa acredita que com este reforço de ligações diretas e de acessos a hubs estratégicos, como Algeciras e Roterdão, o Porto de Lisboa amplia a competitividade da economia portuguesa e aproxima os produtores nacionais dos principais mercados europeus e africanos.
 

Terminal de Contentores de Alcântara

O porto em números

11

Concelhos

31.600

Hectares de área líquida

2%

PIB Nacional

porto na movimentação de granéis sólidos

19

Milhões de passageiros (fluviais e marítimos)

14

Terminais de carga

1

Terminal de cruzeiros

4

Docas de recreio

5

Estaleiros de reparação naval

Sobre o porto

Um porto, duas margens

Porto-Cidades

Proteger o Estuário e o Ambiente

Sustentabilidade
porto

Carga

A sua excelente localização torna o porto num eixo estratégico, com grandes linhas regulares de navios de carga.

cruzeiros

Cruzeiros

Os terminais localizados junto ao centro histórico de Lisboa permitem aos turistas desfrutar o melhor da cidade.

nautica

Náutica de Recreio

As docas de recreio e o estuário do Tejo são a melhor receção para os nautas de todo o mundo.

espaços e eventos

Espaços e Eventos

A gestão dominial do porto disponibiliza espaços para atividades económicas, eventos ou filmagens.