Página Inicial

1

Nível de Proteção do Porto de Lisboa

Terminal Cruzeiros Santa Apolonia
Cruzeiros
Terminal de Cruzeiros de Lisboa eleito o melhor da Europa

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa acaba de conquistar, pela primeira vez, o prémio de Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa, atribuído pelos World Cruise Awards.
O galardão é motivo de orgulho para a Administração do Porto de Lisboa (APL) e mais uma prova da crescente importância do porto e do terminal para o turismo e para a cidade. 
“Esta distinção vem destacar as excecionais condições que Lisboa dispõe para acolher navios e passageiros de cruzeiro com exigências cada vez maiores, prestando, assim, um serviço de excelência a quem visita a capital portuguesa”, afirma António Caracol, administrador do Porto de Lisboa.
Neste contexto, destaca ainda: “É uma honra receber este prestigiado prémio, especialmente numa fase em que a APL está a desenvolver um conjunto de ações no âmbito da estratégia de valorização e qualificação da indústria de cruzeiros na cidade, nomeadamente ao nível da sustentabilidade, e, por isso, acreditamos fortemente que Lisboa – como porto e destino de cruzeiros – garante uma resposta sustentável aos desafios presentes e futuros.”
Na nomeação para Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa, Lisboa teve a seu lado os terminais de Civitavecchia, Amesterdão, Limassol, Málaga, Barcelona, Kiel, Mónaco, Oslo, Rostock-Warnemunde, Portsmouth, Valletta e Zadar.

Sobre os World Cruise Awards
Os World Cruise Awards, lançados em 2021, visam reconhecer a excelência no setor global de cruzeiros, sendo um evento “irmão” dos World Travel Awards, que distinguem os melhores exemplos de boas práticas no setor do Turismo. 

Sobre o terminal de Cruzeiros de Lisboa
O Terminal de Cruzeiros de Lisboa é um projeto da autoria do arquiteto Carrilho da Graça, inaugurado no dia 10 de novembro de 2017, e cujo custo global ascendeu a cerca de 28 milhões de euros. 
A flexibilidade, a acessibilidade, a segurança, a qualidade ambiental e o conforto são os principais critérios do novo terminal, que tem uma área de 13.800 m2 e um cais com 1.490 metros de comprimento com capacidade para receber navios de vários tipos e dimensões com um calado até 12 metros. 
A atribuição deste prémio prova que o Terminal de Cruzeiros de Lisboa é cada vez mais uma obra que honra a arquitetura portuguesa, que estabelece a união entre a cidade e o rio de forma harmoniosa, importante para o turismo e para a cidade, e que posiciona Lisboa entre os portos mais bem servidos no que a atividade de cruzeiros diz respeito.

11

Concelhos

31.600

Hectares de área líquida

2%

PIB Nacional

porto na movimentação de granéis sólidos

19

Milhões de passageiros (fluviais e marítimos)

16

Terminais de carga

1

Terminal de cruzeiros

4

Docas de recreio

5

Estaleiros de reparação naval

Um porto, duas margens

Porto-Cidades

Proteger o Estuário e o Ambiente

Sustentabilidade
porto

Carga

A sua excelente localização torna o porto num eixo estratégico, com grandes linhas regulares de navios de carga.

Carga
cruzeiros

Cruzeiros

Os terminais localizados junto ao centro histórico de Lisboa permitem aos turistas desfrutar o melhor da cidade.

Cruzeiros
nautica

Náutica de Recreio

As docas de recreio e o estuário do Tejo são a melhor receção para os nautas de todo o mundo.

Marina de Lisboa
espaços e eventos

Espaços e Eventos

A gestão dominial do porto disponibiliza espaços para atividades económicas, eventos ou filmagens.

Espaços disponíveis