Transição JUP/JUL

A JUP II (Janela Única Portuária, 2ª Versão) foi uma plataforma tecnológica desenvolvida em conjunto pelas Administrações portuárias do porto de Lisboa (APL), do porto de Douro e Leixões (APDL) e do porto de Sines (APS) em articulação com a Autoridade Tributária (AT).

A plataforma, permitiu aos agentes económicos um único ponto de contacto para o relacionamento entre as diversas entidades oficiais presentes no porto, garantindo que a informação eletrónica é enviada uma só vez e entregue automaticamente e com o conteúdo devido às entidades necessárias e receber os inerentes despachos e autorizações.

A JUP II destina-se a prestar serviços à Comunidade Portuária e Logística do porto de Lisboa, cujos utilizadores diretos são: 

  • Agências de navegação; 
  • Áreas de negócio da APL, nomeadamente os da Segurança (Coordenação, Pilotagem, Ambiente) e Negócio Portuário (Carga e Cruzeiros); 
  • Entidades oficiais presentes no porto; 
  • Empresas que prestam serviço de Amarração; 
  • Empresas que prestam o serviço de reboques; 
  • Empresas que prestam o serviço de recolha de Resíduos; 
  • Importadores / Exportadores; 
  • Operadores portuários. 

JUL – Janela Única Logística 

O projeto Janela Única Logística (JUL), é uma terceira versão e irá  estender-se a toda a cadeia logística nacional, na interligação com os meios de transporte terrestres, com os portos secos e com as plataformas logísticas, numa lógica intermodal. 

A sua visão é promover a excelência na performance dos serviços portuários, aprofundando e melhorando os serviços eletrónicos que geram valor para as operações marítimo-portuárias. 

A JUL será um ecossistema digital para o desenvolvimento do negócio e criação de valor nas redes logísticas e portuárias.  

Através deste ecossistema os atores das redes logísticas e as autoridades partilham informação em tempo real e alinham processos para assegurar a sincronização das operações. 

As capacidades oferecidas pela JUL vão promover um sistema logístico-portuário muito mais competitivo, que irá promover operações logísticas otimizadas, sincronizadas e muito mais ágeis. A sua implementação abrange todos os portos nacionais, permitindo uma total transparência de processos e uma continuidade no desígnio da digitalização alargada a um maior numero de utilizadores. 

Apresentação do projeto

Ecossistema digital JUL e principais blocos do projeto

ecossistema digital

Pilares Nucleares do Projeto

Modelo de Referência Nacional

Modelo de Referência Nacional

Modelo de interoperabilidade

Modelo de interoperabilidade

Soluções JUL

Soluções JUL

Legislação

Legislação

Modelo de Governação

Modelo de Governação

Modelo onde são elencados todos os fluxos informacionais relativos às formalidades de declaração, ao planeamento, execução e monitorização das cadeias de transporte que usam os portos nacionais.  

Sendo a JUL constituída por uma plataforma tecnológica permitirá a integração dos sistemas informáticos de suporte às operações das entidades envolvidas na intermodalidade e na implementação do conceito de Porto Seco, permitindo igualmente suportar os procedimentos eletrónicos nacionais para cumprimento do ambiente de plataforma europeia para o setor marítimo.  

Conjunto de diversos aplicativos independentes mas interoperáveis a nível nacional.  

Produção de legislação transversal e aplicável ao setor portuário como por exemplo o Decreto-Lei n.º158/2019 de 22 de outubro.

Será constituído por um conjunto de procedimentos, formalidades e atividades que permitam definir e monitorizar a estratégia de evolução da JUL. Assim como alinhar, planear e organizar o seu desenvolvimento e operacionalizar e dar suporte a todas as soluções que compõem a JUL. 

Segurança da Informação e Proteção de Dados 

A APL adotou e implementou um sistema único, designado por Sistema de Gestão da Informação e Dados (SGID). Este sistema, auditado e sujeito a atualizações constantes, é garantido por diversos procedimentos internos de controlo, sendo adotadas as melhores práticas e medidas de segurança física e lógicas.