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27 Fevereiro, 2023
Carga e logística Comunicados de imprensaPorto de Lisboa reforça posição atlântica estratégica no serviço de Bancas
As características naturais e únicas de proteção marítima do Porto de Lisboa na prestação do serviço de bancas, foram evidenciadas este mês de fevereiro, enquanto porto estratégico para o fornecimento de combustível (designado “bunkers only”) aos navios de grandes rotas de/para diferentes portos do mediterrâneo, de/para a América (norte, central e sul) e Europa do Norte.
Em apenas 10 dias foram abastecidos 32 navios no Porto de Lisboa, enquanto, que em 2022, o número médio de navios/mês registado no segmento “bunkers only” foi de 14 navios. Este serviço foi prestado no Terminal ETC - Estação de Assistência Naval do Porto de Lisboa, localizado no concelho de Almada, tendo sido assegurado por 3 barcaças. Neste terminal, destacou-se uma primeira operação de bancas a um navio para serviços offshore, o navio “SEA INSTALLER”, com bandeira dinamarquesa, com uma estrutura flutuante utilizada na instalação de turbinas eólicas em alto mar.
Usualmente este serviço é realizado no Porto de Lisboa, em fundeadouro e o fornecimento é disponibilizado por barcaça, durante o período máximo de 48 horas, podendo neste período ser prestados outros serviços de apoio à escala do navio, como a mudança de tripulação, fornecimento de sobresselentes para bordo e afins.
Recorde-se que o serviço de fornecimento de bancas no Porto de Lisboa, teve um crescimento exponencial nos dois anos que antecederam à pandemia, e agora em 2023, com o reconhecimento internacional do Porto de Lisboa neste segmento, espera-se que sejam recuperados os valores atingidos em 2019. O Porto de Lisboa, pela sua localização apresenta ainda, vantagens competitivas pela oferta aeroportuária, hoteleira e diversidade de serviços técnicos aos navios.