Sustentabilidade Cruzeiros

06 Março, 2023

Cruzeiros Sustentabilidade

Porto de Lisboa no debate sobre a sustentabilidade da atividade de cruzeiros

A CLIA – Associação Internacional das Linhas de Cruzeiros organizou no passado dia 2 de março, em Lisboa, uma conferência de imprensa sobre a sustentabilidade na atividade de cruzeiros.
Fizeram parte do debate Nikos Mertzanidis, Diretor de Assuntos Governamentais Europeus da CLIA, Sascha Gill, VP de Sustentabilidade e Meio Ambiente da CLIA, e António Caracol, vogal do Conselho de Administração da APL,S.A..
Na impossibilidade de estar presente, a sessão teve iniciou com uma passagem de mensagem gravada do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
De seguida os representantes da CLIA fizeram uma breve apresentação da Associação, e deram a conhecer o trabalho desenvolvido pelas companhias de cruzeiro associadas, com vista a atingir o objetivo a que CLIA se compromete, descarbonizar as operações de navios, estabelecendo uma meta de cruzeiros com emissão zero até 2050, investindo para isso milhares de euros.
Nesta matéria, também a APL tem procurado uma estratégia de desenvolvimento sustentável baseada em 4 pilares fundamentais, o princípio da responsabilidade social, o princípio da responsabilidade ambiental, o princípio da sustentabilidade económica, e o princípio da transparência.
E a este propósito, António Caracol deu a conhecer os principais projetos em curso na área de cruzeiros nomeadamente, o abastecimento de energia elétrica no Terminal de Cruzeiros de Lisboa e nos Terminais da Zona Oriental; a monitorização da qualidade da água e do ar na área de influência do Terminal de Cruzeiros de Lisboa; a participação na 2ª fase do estudo Determination of the Impact of Cruise Ship Trafic on Urban Air Quality promovido pela CLIA Europe em parceria com a Universitat Rovira I Virgili, de Tarragona; e a implementação de um sistema de avaliação e monitorização dos índices de emissões dos navios de cruzeiro durante o período de permanência em porto (EPI - Environmental Port Index). 
António Caracol referiu-se, ainda à importância da relação cidade-porto na procura do equilíbrio entre a preservação da identidade local e o desenvolvimento da atividade de cruzeiros.
 

Partilhar