Terminal de Contentores de Alcântara
Carga e logística Comunicados de imprensa

18 Novembro, 2025

Porto de Lisboa ganha três novas linhas de carga contentorizada

O Porto de Lisboa reforça a sua posição como plataforma logística essencial no comércio internacional com a entrada de três novas linhas regulares de carga contentorizada, duas já ativas e operadas pela OTM – X-Press Feeders e a terceira, a iniciar em janeiro, a ser realizada pela Transinsular.

Este alargamento da oferta acrescenta capacidade, frequência e diversidade de destinos, respondendo às necessidades crescentes dos exportadores nacionais e consolidando o papel de Lisboa como porto estratégico no shortsea shipping e nas ligações a grandes hubs de transbordo.

A linha SOUTH EUROPE – SPX II, já em operação, estabelece uma rotação quinzenal entre Valência, Lisboa e Casablanca, servindo o Terminal de Contentores de Alcântara (Liscont). É assegurada por dois navios dedicados, Perseus e Emilia, com uma capacidade combinada de 1.360 TEU (660 e 700 TEU, respetivamente) fortalecendo uma rota relevante para o fluxo de exportações nacionais tanto para o Magrebe como para o Mediterrâneo ocidental.

Também já ativa, a nova linha NORTH EUROPE – OFX oferece uma frequência semanal e liga Algeciras, Lisboa, Leixões, Southampton e Roterdão. Com operação igualmente em Alcântara, este serviço utiliza o navio Mando (1.174 TEU) e cria novas oportunidades de transbordo e ligação direta aos principais portos do Norte da Europa, reforçando a competitividade logística do Porto de Lisboa, disponível para as empresas portuguesas.

A partir, ainda, do mês de Novembro, o porto da capital passa também a contar com o serviço TRANSINSULAR MAROC EXPRESS, que ligará semanalmente Leixões, Lisboa e Casablanca, com escala no TSA - Terminal de Santa Apolónia, empresa do Grupo ETE e concessionário do Terminal Multipurpose de Lisboa (TML). O novo serviço será assegurado por um navio com capacidade para transportar 220 TEU e adequado para contentores secos, frigoríficos e carga geral, e permitirá responder a uma necessidade do mercado internacional e aos clientes que procuram flexibilidade, rapidez e fiabilidade no comércio entre Portugal e Marrocos, contribuindo igualmente para o dinamismo crescente das operações com o mercado marroquino.

A chegada destes três serviços confirma a atratividade do Porto de Lisboa para armadores internacionais e demonstra a capacidade operacional e a eficiência dos terminais nacionais.

A Administração do Porto de Lisboa acredita que com este reforço de ligações diretas e de acessos a hubs estratégicos, como Algeciras e Roterdão, o Porto de Lisboa amplia a competitividade da economia portuguesa e aproxima os produtores nacionais dos principais mercados europeus e africanos.
 

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