Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.

30 Janeiro, 2024
Novos catamarans elétricos da Transtejo Soflusa descarregados no Porto de Lisboa
No passado sábado, dia 27 de janeiro, foram descarregados no Porto de Lisboa, [Terminal Multiusos do Beato (TMB)] dois catamarans movidos a propulsão elétrica. A operação de descarga foi feita a partir do navio “Happy River”, diretamente para o rio Tejo, tendo o acompanhamento da operação sido feito por operacionais do TMB, mestres e marinheiro da Transtejo e uma tripulação do estaleiro de construção naval espanhol.
Com estas aquisições assinala-se um avanço significativo na modernização do transporte fluvial de passageiros entre as duas margens do Tejo.
Os catamarans, batizados de "GARÇA-VERMELHA (C-494)" e "FLAMINGO-ROSA (C-495)", foram encomendados aos prestigiados estaleiros ASTILLEROS GONDÁN, S.A. localizados em Castropol (Astúrias), Espanha. A propulsão dos navios é do tipo “Battery System”, baseada em acumuladores e motores elétricos, com uma capacidade suficiente de carga para permitir uma operação diária de carregamento nos terminais fluviais.
Os dois catamarans destinam-se ao transporte público fluvial a operar em Cacilhas e foram encomendados pela TTSL (Transtejo Softlusa). A capacidade de carga das embarcações permitirá uma operação mais eficiente nos terminais fluviais, contribuindo para a mobilidade sustentável na região.”