Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.
28 Setembro, 2021
CruzeirosEquipado com sistema de shore-side-electricity, o Costa Diadema chega a Lisboa pela primeira vez
O Porto de Lisboa recebeu hoje, pela primeira vez, o Costa Diadema que se encontra a realizar uma escala que oferece a possibilidade de embarque e/ou desembarque de passageiros em Lisboa.
O navio tem programadas mais 6 escalas até novembro com o itinerário de 10 noites (Barcelona, Savona, Marselha, Málaga, Cádiz, Lisboa, Gibraltar, Valência, Barcelona), reforçando Lisboa como um porto de turnaround.
Construído nos estaleiros Fincantieri, em Itália, o Costa Diadema faz parte dos 32% da frota mundial existente equipada com sistema de shore-side-electricity.
Na realidade a Costa Cruises, proprietária do Costa Diadema, é um dos operadores fortemente empenhado na sustentabilidade da indústria dos cruzeiros e do turismo.
No passado mês de julho a companhia apresentou o seu Manifesto pelo turismo valorizado, sustentável e inclusivo, onde assume o compromisso de crescer junto com os territórios visitados pelos seus navios.
Pode ler-se no Manifesto que “ os destinos não são apenas lugares cheios de atrações turísticas, mas antes de mais nada, comunidades formadas por pessoas, com tradições e cultura próprias, economias locais, ou seja, lugares com uma identidade única que deverá ser preservada e promovida”.
Com a apresentação do Manifesto, a Costa Cruzeiros iniciará um processo de partilha com instituições, associações e stakeholders das cidades, regiões e países onde a empresa atua para estabelecer um diálogo e uma colaboração que siga os princípios defendidos no Manifesto.
Para além disso são várias as medidas de atuação por parte da Costa Cruises com vista à redução da pegada ecológica, e que se têm traduzido no seguinte:
• redução de 8,06% da pegada de carbono (produção de CO2);
• 100% dos resíduos são separados a bordo;
• 44% do alumínio é desembarcado para terra e reciclado;
• 28% do plástico é reciclado;
• 49% do vidro e porcelana é reciclada;
• mais de 180 mil porções de alimentos excedentes doados desde julho de 2017;
• 23,71% da água fornecida sempre nos portos onde é abundante
• 76,29% da água é produzida a bordo (+13% face a 2017)
• -1,32% do consumo total de água (por pessoa por dia)
De referir ainda que, dos 25 dos navios encomendados até 2027 que serão movidos a gás natural liquefeito (GNL), 1 é para a Costa Cruises.
Informação Adicional
MANIFESTO DA COSTA pelo turismo valorizado, sustentável e inclusivo
1 – comunidades, antes dos destinos
Olhamos para nossos destinos não apenas como lugares cheios de atrações turísticas, mas antes de mais nada, comunidades formadas por pessoas, com tradições, cultura próprias, economia. Lugares com uma identidade única, a serem protegidos e promovidos.
2 - nós crescemos juntos
Apoiamos uma retoma do turismo que coincide com o renascimento da cultura local, património, emprego e economia das comunidades e isso cria valor para todo o ecossistema. A longo prazo, olhamos para um modelo de turismo em linha de conta com a situação econômica, social e ambiental atual e futuro impacto, equilibrando as necessidades dos visitantes, operadores, meio ambiente e comunidades anfitriãs.
3 – estamos aliados
Trabalhamos junto com as comunidades locais para um turismo capaz de gerar valor mensurável e duradouro, respeitando totalmente a singularidade do ambiente e cultura local. Estamos convencidos de que a visão de uma sustentabilidade, turismo aberto e enriquecedor só pode ser alcançado por meio de um pacto de colaboração.
4 - estamos atentos
Queremos entender de forma proactiva as necessidades das comunidades, lidando diretamente com instituições locais, autoridades e organizações que desempenham um papel de liderança na ecossistemas e contribuir ativamente para identificar, em conjunto, as melhores soluções.
5 – estamos exploradores
Estamos empenhados em compreender a essência dos nossos destinos e as raízes das comunidades locais, indo além da superfície. Oferecemos aos nossos clientes experiências, não apenas visitas, que os levam a descobrir os lugares e as pessoas que os animam de forma atenta, respeitosa e não padronizada.
6 – estamos embaixadores
Nós espalhamos e promovemos a singularidade e beleza da Itália e os nossos destinos em todo o mundo para milhões de hóspedes que viajam connosco, agentes de viagens e parceiros, e ao público que nos acompanha nos nossos canais de comunicação ou por meio dos media e das redes sociais.
7 - estamos abertos
Os nossos navios são lugares de encontro, troca e inclusão. Eles hospedam iniciativas a bordo voltadas para as comunidades locais e apoio à transferência e ajuda em terra aos que mais precisam.
8 - nós investimos no futuro
Por meio da valorização e proteção das identidades e tradições locais, combinado com pesquisa e desenvolvimento e inovação responsável, nós investimos no futuro da nossa indústria e nas comunidades que nos hospedam.
9- e em Jovens
Treinamos e damos espaço às ideias e aos talentos de uma geração de respeitosos exploradores, de futuros cidadãos responsáveis e profissionais de turismo de amanhã. Nós encorajamos a mudança geracional nas artes e ofícios, treinando jovens mulheres e homens para preservar e promover a singularidade das suas identidades locais.
10- nós olhamos 2050
Estamos empenhados em garantir que a liderança das marcas de turismo chegue a 2050 com base na capacidade de criar valor compartilhado e relacionamentos de confiança com as comunidades locais. Queremos liderar pelo exemplo e incentivar os outros seguir nosso modelo de turismo sustentável e inclusivo.