Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.
21 Outubro, 2021
Comunicados de imprensaDoca de Alcântara volta a afirmar-se como espaço para o basquetebol de 3x3
O Porto de Lisboa celebra a reabertura do campo de basquetebol de 3x3 na Doca de Alcântara.
Os espaços no Porto de Lisboa, que foram um lugar histórico de torneios de 3x3 durante o final dos anos 90 e princípio de 2000, voltaram a ganhar nova vida e prometem afirmar-se como um local de eleição para os jogadores de basquetebol de rua. O espaço situado na Doca do Espanhol recebeu uma intervenção do artista urbano Flix numa iniciativa da Administração do Porto de Lisboa e da Hoopers.
Para Ricardo Medeiros, Administrador do Porto de Lisboa, “este projeto é um dos primeiros passos na nossa visão de tornar esta zona e estes espaços cada vez mais interessantes e próximos das pessoas e das empresas que aqui estão implantadas. Estamos muito satisfeitos com o resultado e acreditamos que este espaço será muito utilizado pela comunidade local”.
O objetivo desta intervenção é voltar a trazer a comunidade do basquetebol a uma zona que, nos anos 90 e 2000, era utilizada para a realização de muitos torneios de 3x3 na cidade de Lisboa. Esta iniciativa visou a criação de um novo espaço desportivo para valorizar e dinamizar aquela área, combinando desporto e arte urbana.
A intervenção de Flix funciona como um grande mural artístico e faz homenagem às origens e valores do local onde se encontra implantado. Do topo, pode observar-se um conjunto de bandeiras náuticas que formam a palavra “Alcântara”. O espaço contempla dois campos de basquetebol de 3x3 e as linhas de lance livre remetem para boias de salvamento, um lugar onde os jogadores de basquetebol vão muitas vezes “salvar” uma jogada ou um jogo.
André Costa, responsável da Hoopers, explica que “Já tínhamos trabalhado com o Flix e foi durante esse projeto que ele nos mostrou esta ideia de fazer um campo a partir de bandeiras náuticas. Este espaço é uma referência para a comunidade e o facto de podermos recuperá-los para o 3x3 é um misto de orgulho e nostalgia. Temos a certeza que será muito e bem utilizado.”
O espaço já está aberto ao público e além dos campos de basquetebol irá receber também dois novos equipamentos desportivos na área adjacente ao campo já nos próximos dias - uma mesa de ténis de mesa e um saco de boxe.