Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.

14 Agosto, 2025
Brilliant Lady faz escala inaugural no Porto de Lisboa
O Porto de Lisboa integra a escala inaugural do Brilliant Lady, o mais recente navio de cruzeiros da Virgin Voyages. O cruzeiro inaugural do navio está agendado para partir de Nova Iorque a 5 de setembro de 2025.
À semelhança dos seus “navios-irmãos” Scarlet Lady, Valiant Lady e Resilient Lady, o Brilliant Lady foi concebido com forte compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética, integrando tecnologias inovadoras para reduzir o impacto ambiental e o consumo de combustível, sem comprometer o conforto e a segurança a bordo.
Para a Administração do Porto de Lisboa esta escala do Brilliant Lady reforça o papel estratégico da cidade no turismo de cruzeiros: «É com grande satisfação que recebemos, pela primeira vez, o Brilliant Lady. Esta visita confirma o posicionamento de Lisboa como destino de excelência e a confiança crescente dos operadores internacionais na nossa capacidade de acolhimento.»
A grande novidade deste navio é a capacidade de atravessar o Canal do Panamá, graças a um desenho estrutural adaptado às novas eclusas. Com 38 metros de boca, apresenta alterações no design das varandas e na disposição dos botes salva-vidas. As melhorias incluem também avanços na propulsão e na eficiência hidrodinâmica, com quatro geradores diesel-elétricos e dois propulsores POD (Podded Propeller) de rotação total, garantindo alta manobrabilidade e navegação mais eficiente.
Construído nos estaleiros da Fincantieri, em Itália, o Brilliant Lady é o quarto navio da luxuosa classe Lady, exclusiva para adultos. Tem 278 metros de comprimento, 110 mil toneladas, 1.408 cabines e capacidade para 2.770 passageiros e 1.160 tripulantes.
Para assinalar esta estreia, o Porto de Lisboa entregará ao comandante a tradicional placa comemorativa em cerimónia a bordo. A chegada foi acompanhada por rebocadores da Portugs, marcando oficialmente a entrada do navio em águas portuguesas.