Ferryboat eletrico
Institucionais

30 Março, 2021

Apresentado o projeto do primeiro Ferryboat elétrico português

O projeto de construção do primeiro ferryboat elétrico 100% português, foi apresentado publicamente nos estaleiros da Navaltagus, no Porto de Lisboa.
Trata-se da primeira embarcação com esta característica a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, e para servir uma região portuguesa.

Com início de construção previsto para o início do 3.º trimestre de 2021, o novo ferryboat foi adjudicado ao agrupamento de empresas Navaltagus e Navalrocha (Grupo ETE) com um prazo de 18 meses para a sua conceção e construção. Ficará depois ao serviço da autarquia de Aveiro, operando na travessia entre S. Jacinto e Forte da Barra, implicando um investimento total de €7.326.490,13.

O novo ferryboat com zero emissões de CO2 permitirá a redução da emissão das de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo atual modelo, reduzindo igualmente em cerca de 30 por cento o consumo energético.


A reparação e construção naval são atividades históricas no Porto de Lisboa e esta escolha vem ao encontro do dinamismo, credibilidade, versatilidade e know-how dos estaleiros sediados no nosso porto, constituindo um importante polo da indústria naval nacional e uma referência internacional no setor.

Partilhar