Veleiro Gunilla

16 Dezembro, 2020

Náutica de recreio

Veleiro Gunilla de visita a Lisboa

O veleiro Gunilla, um “tall ship” (classe A) construído em 1940 como navio de carga e reconstruído em 1997 pela Associação de Treino de Vela da Suécia, chegou a Lisboa dia 10 de dezembro e está atracado na Doca de Alcântara. Trata-se do maior veleiro sueco e é habitualmente utilizado como escola de vela para jovens suecos, mas também para eventos a bordo.
Com 3 mastros e cerca de 60 metros de comprimento total, o Veleiro  tem capacidade para 38 formandos. O projeto pedagógico que desenvolve tem como  lema “Med havet som klassrum”, ou seja, O mar como sala de aula, e dirige-se a jovens dos 16-19 que pretendem obter formação marítima.
Pelas suas características e localização, Lisboa continua a ser um porto de abrigo para embarcações que rumam a sul à procura de melhores condições meteorológicas e onde podem usufruir de um conjunto de serviços essenciais à sua estadia em porto, disponibilizados tanto pela autoridade portuária, nomeadamente os habituais serviços de Pilotagem e serviços complementares em matéria de segurança marítima, a Receção e Gestão de resíduos gerados pelos navios ou o abastecimento de água potável, como pelos prestadores privados licenciados para o efeito. Os serviços portuários disponíveis podem ser consultados no seguinte link: https://www.portodelisboa.pt/servicos-navio
O Gunilla, que aportou em Lisboa apenas com tripulantes e formandos a bordo,  permanecerá até ao 23 de dezembro,  dia em que rumará a Tarragona, passando o período natalício em navegação.
Para todos Boa viagem e Feliz Natal! 



 

Partilhar