Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.
19 Dezembro, 2022
Comunicados de imprensa InstitucionaisPortos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra lançam volume 2 dos Cadernos do Arquivo
O Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra lançou, hoje, o volume 2 dos Cadernos do Arquivo, dedicado à obra do arquiteto Paulo Henrique de Carvalho e Cunha. O evento decorreu no âmbito das comemorações do 99º aniversário da APSS, no Cais 3 do Porto de Setúbal.
“Arquitetura, planeamento urbano e projetos portuários a sul do Tejo” é o título do caderno assinado pelo também arquiteto José Luís de Saldanha e editado pelo Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra.
A obra centra-se no trabalho de Paulo Cunha, considerado pioneiro do planeamento portuário e do ordenamento das orlas ribeirinhas, e responsável por uma parte significativa dos edifícios portuários, em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa.
Esta iniciativa está em linha com o trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido na divulgação do património portuário, na promoção de conhecimento, na preservação e na valorização do legado histórico.
O evento de lançamento contou com as boas-vindas e contextualização do projeto “Cadernos do Arquivo” pelo presidente do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia, e com apresentação do volume 2 por José Luís de Saldanha.
Carlos Correia agradeceu a disponibilidade e todo o trabalho de investigação do autor, que contou com o apoio da equipa do APLSS – Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra e que “dá continuidade ao trabalho anteriormente realizado, reforçando e valorizando o espólio documental das Administrações Portuárias de Lisboa, Setúbal e Sesimbra”.
Recorde-se que o primeiro volume dos cadernos de arquivo foi publicado em junho deste ano, no âmbito da celebração do 3.º aniversário do Arquivo do Porto de Lisboa, Setúbal e Sesimbra.