Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.
02 Outubro, 2023
Carga e logística Comunicados de imprensaPorto de Lisboa tem novo serviço direto e regular para a Costa Leste da América do Sul
O Porto de Lisboa tem um novo serviço semanal com ligação ao Brasil, Argentina e Uruguai. O Latin-East-Coast Europe Express ESE2/Lux vai passar a ligar a Europa e o Mediterrâneo à Costa Leste da América do Sul e a primeira escala em Lisboa tem lugar hoje, 2 de outubro.
O primeiro navio do serviço LUX que escala o Porto de Lisboa é o XIN CHONG QING, um porta-contentores com 263,23 metros de comprimento e 32,2 metros de largura e com capacidade para 4051 TEUS
Este novo serviço vai ser operado conjuntamente pela COSCO, OOCL e ONE, através de oito navios com capacidade para 3000/4000 TEU, os quais escalarão Lisboa, previsivelmente às segundas-feiras. Esta rota transatlântica teve início no dia 17 de setembro no sentido Northbound com início em Montevídeu (Uruguai) em direção à Europa) e no sentido Southbound, a partir de Roterdão.
“Esta rota, da Europa à Costa Leste da América do Sul, vem reforçar a ligação de Lisboa a este continente e, em particular, ao Brasil, um dos mercados mais importantes para o Porto de Lisboa. Com mais esta solução aumentamos o nosso potencial para contribuirmos para o aumento das exportações nacionais, com um menor tempo de viagem marítima entre os dois continentes, uma vantagem decisiva de Lisboa”, afirma o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL), Carlos Correia.
Atualmente, a carga movimentada do Porto de Lisboa com o Brasil ronda os 1,5 milhões de toneladas, com mais tráfego à importação (90% de quota). O azeite, o vinho, a fruta e as conservas destacam-se como os produtos mais relevantes na exportação.
A rota do serviço passa pelos portos europeus de Roterdão, Londres Gateway, Hamburgo, Antuérpia, Lisboa e Algeciras. Na América do Sul, o itinerário escala os portos de Santos, Paranaguá, Montevideu, Buenos Aires, Itapoa e Rio de Janeiro. As operadoras COSCO e a OOCL, detida pela primeira, vão assegurar metade da capacidade, sendo a restante assegurada pela ONE.