Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.
31 Março, 2022
Comunicados de imprensa CruzeirosPorto de Lisboa recebe viagem inaugural e batismo de navio ultraluxuoso
Assista aqui a partir das 22h30 ao espetáculo pirotécnico deste batismo através da camera @TejoLIVE de Cacilhas https://www.portodelisboa.pt/web/guest/tejo-live
O novo navio de cruzeiros Silver Dawn vai ser batizado hoje em Lisboa, para a viagem inaugural que tem início amanhã 1 de abril. Uma viagem que vai ligar Lisboa a Civitavecchia, com escala em Cádis, Málaga, Cartagena, Valência, Palma de Maiorca, Barcelona, Port Mahon, Pálamos, Port-Vendres, Marselha, Saint-Tropez, Monte Carlo, Livorno e Portofino.
O Silver Dawn incorpora a certificação Green Star 3 Design, uma notação de classe adicional da empresa de serviços marítimos RINA, cuidadosamente atribuída a navios que são projetados, construídos e equipados com o ambiente em mente.
Ricardo Medeiros, administrador da APL-Administração do Porto de Lisboa, S.A. referiu a propósito que «o porto de Lisboa e a Lisbon Cruise Port congratulam-se com a escolha, pela terceira vez, da cidade de Lisboa para o batismo de um navio de cruzeiros, o que destaca a importância crescente do Porto de Lisboa na eleição das companhias de cruzeiro para a realização de um momento tão importante. Um evento desta natureza tem um impacto muito grande em termos de visibilidade do destino onde se realiza, e será, por isso, mais uma oportunidade marcante na promoção de Lisboa no segmento de cruzeiros».
O Silver Dawn chegou a Lisboa pela primeira vez no dia 17 de março, para base de três minicruzeiros, realizados entre 17 e 31 de março. Nesse dia decorreu a habitual cerimónia de boas-vindas a bordo, durante a qual o porto de Lisboa presenteou o Comandante com a habitual placa comemorativa da ocasião, sendo o Navio escoltado por rebocadores da empresa Portugs até ao Terminal de cruzeiros de Lisboa.
O Silver Dawn será batizado na noite de 31 de março, numa cerimónia a realizar a bordo do navio e que contará com a presença de executivos da Silversea e da Royal Caribbean Group. Após a cerimónia haverá um espetáculo pirotécnico, lançado a partir da cobertura do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, podendo ser observado daquela zona da Cidade.
Uma nova era de cruzeiros
O Silver Dawn é o 10º navio da Silversea Cruises, companhia líder em cruzeiros ultraluxuosos, e o terceiro navio a juntar-se à frota desde o início de 2020 (Silver Origin em 2020, Silver Moon em 2021), o que demonstra a força e a resiliência da indústria global de cruzeiros. Em 2023 será lançado o Silver Nova, um dos navios de cruzeiro mais espaçosos já construídos e, graças às suas soluções tecnológicas inovadoras, impulsionará a Silversea para uma nova era de cruzeiros sustentáveis.
Com base no sucesso do programa inovador Sea And Land Taste (S.A.L.T.), um conceito culinário envolvente que permite aos hóspedes viajarem mais fundo numa variedade de experiências gastronómicas baseadas em destinos, lançado a bordo do Silver Moon, o Silver Dawn apresenta um novo programa de bem-estar pioneiro, o Otium, inspirada na natureza descontraída do antigo estilo de vida romano.
Curiosidades sobre a construção do Silver Dawn
Construído nos estaleiros Fincantieri, em Ancona, em Itália, e entregue no dia 12 novembro de 2021, o Silver Dawn é o terceiro navio da série Muse-class e baseia-se nas inovações dos seus navios irmãos Silver Muse (2017) e Silver Moon (2020), que visitaram o Porto de Lisboa em agosto de 2017 e novembro de 2021, respetivamente.
Com 212,8 metros de comprimento, 40 844 toneladas, 298 suítes com vista para o mar, 97% das quais com varanda privativa, o Silver Dawn tem capacidade para 596 passageiros e 411 tripulantes, o que lhe confere um rácio de tripulantes/passageiros de 1:1,45.
No total, mais de 390 empresas contribuíram para a construção do Silver Dawn. Nos meses de pico, uma média de 1 000 profissionais trabalhavam simultaneamente no navio.
Mais de 15 000 chapas e perfis de aço foram cortados para a sua construção, aproximadamente 95 500 litros de tinta foram aplicados e 18 empreiteiros instalaram aproximadamente 1 690 000 metros de cabos elétricos.