ACICO

01 Junho, 2023

Carga e logística Comunicados de imprensa

Porto de Lisboa recebe a conferência internacional Portugal’s Commodities Exchange

O Porto de Lisboa recebe hoje na Gare Marítima de Alcântara a conferência internacional Portugal’s Commodities Exchange, uma organização da ACICO – Associação Nacional de Armazenistas, Comerciantes e Importadores de Cereais e Oleaginosas, que representa o comércio de cereais, arroz, alimentos para animais e oleaginosas em Portugal. 
A conferência tem início às 10h00 e ao longo da manhã vai estar em debate o momento atual do mercado e o reajustamento deste face à situação que se vive na Europa, as perspetivas para 2023/2024 e possíveis impactos no mercado mundial de fretes marítimos. 
A manhã de trabalhos termina com a Mesa-Redonda “Desde o Prado ao Prato – Principais Impactos na Fileira Agroalimentar” que conta com a participação de Flora Dewar do COCERAL (Comité du Commerce des céréales, aliments du bétail, oléagineux, huile d'olive, huiles et graisses et agrofournitures); Charles de Carvalhoz, da REAGRO – Importação e Exportação; José Romão Braz, da IACA (Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais); e Ondina Afonso do Clube de Produtores Continente. 

O Porto de Lisboa é líder nacional na movimentação de granéis sólidos agroalimentares, servindo uma vasta região onde habita e trabalha quase metade da população portuguesa. 
Em 2022, foram aqui movimentadas 5.316.045 toneladas de cereais, forragens e sementes oleaginosas, o que representa um expressivo aumento de 57,2% face às 3.379.816 toneladas em movimento no ano anterior. O milho foi o cereal mais movimentado, com 1.466.731 toneladas, face a 1.044.915 toneladas registadas em 2021, o que representou um aumento de 40,3%.

Programa
 

Partilhar