Resgate

04 Julho, 2023

Segurança portuária

Porto de Lisboa promove curso de Sobrevivência e Resgate no Mar

Realizou-se hoje [4 de julho], no Porto de Lisboa, uma ação de formação sobre resgate em caso de queda de homem ao mar (exercício “MOB-man overboard”), destinada a pilotos e a tripulantes das lanchas (mestres, motoristas marítimos e marinheiros), organizada pela Direção de Segurança, Pilotagem e Operação Portuária (SPO).
Esta primeira ação de simulação nas águas do Tejo de homem no mar, de exclusiva responsabilidade da SPO, teve como objetivo a familiarização com a utilização dos equipamentos de resgate e de perceção de dificuldades nestas situações e contou com a participação de uma tripulação e dois pilotos devidamente equipados (coletes insufláveis, capacetes, AIS, etc), e uma embarcação de apoio em prevenção. 
O balanço desta ação é muito positivo pois permitiu verificar as dificuldades sentidas e aspetos que podem ser objeto de melhoria, quer em termos comportamentais quer também nos equipamentos como a rampa insuflável na popa da embarcação. 
Após conclusão desta fase de experimentação e treino por todos os elementos da Pilotagem e tripulações das lanchas, seguir-se-á formação com exercícios ainda mais exigentes com a colaboração do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), em resultado de Protocolo entre a APL- Administração do Porto de Lisboa e o ISN. 
A atividade dos pilotos e dos tripulantes das lanchas implica um risco elevado pelo que a segurança nas operações para salvaguarda das suas vidas é uma prioridade da SPO e um objetivo primordial da política de segurança da APL.



 

Partilhar