Paula Sengo, do Porto de Lisboa, eleita Presidente do Comité Técnico para o Desenvolvimento Sustentável da ESPO
Comunicados de imprensa Sustentabilidade

20 Novembro, 2024

Porto de Lisboa preside ao Comité Técnico para o Desenvolvimento Sustentável da ESPO

A APL-Administração do Porto de Lisboa congratula-se por anunciar, em representação do Porto de Lisboa e da APP-Associação de Portos de Portugal, a eleição de Paula Sengo, Chefe do Gabinete de Estudos e Planeamento do Porto de Lisboa, para Presidente do Comité Técnico para o Desenvolvimento Sustentável da ESPO - Associação Europeia de Portos (European Sea Ports Organisation). 

Com esta eleição, que decorreu durante a Assembleia Geral da ESPO, em Bruxelas a APL assume um papel de liderança relevante a nível europeu, reforçando também o compromisso do Porto de Lisboa com as práticas sustentáveis e o desenvolvimento de estratégias para uma transição mais verde e eficiente no setor portuário. Esta eleição é um reconhecimento do trabalho desenvolvido por Paula Sengo e pela sua Equipa no Porto de Lisboa, que têm apostado no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o futuro dos portos.

Paralelamente à Assembleia Geral, aconteceu a Conferência Anual da ESPO, um evento que reúne os principais stakeholders do setor portuário europeu para discutir temas como a sustentabilidade, a transição energética, a digitalização e a competitividade dos portos. 
Durante a conferência foi entregue ao Porto de Sevilha o Prémio Anual da ESPO, que este ano teve por tema “Projetos ou estratégias portuárias de economia circular que beneficiem a cidade e a comunidade envolvente”, reconhecendo assim projetos inovadores que promovam a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades locais.

O Porto de Lisboa associa-se e promove o reforço da colaboração entre os portos portugueses e os principais portos europeus, com o objetivo de promover um setor portuário mais inovador e sustentável. Este compromisso sublinha o empenho do setor portuário português em contribuir para o desenvolvimento de práticas e políticas que permitam um futuro mais verde e colaborativo para o transporte marítimo e as cadeias logísticas europeias.

Partilhar