cop28

10 Novembro, 2023

Sustentabilidade

Porto de Lisboa participou na Pre-COP 28, no painel dedicado ao tema “Descarbonização & Coesão Social: o único caminho”

 Na semana da responsabilidade social, e em vésperas da COP 28, a decorrer no Dubai entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro,  a UN Global Compact organizou nos dias 6 a 8 de novembro a conferência Pre COP28: Accelerating Climate Solutions, com o propósito debater o contributo de Portugal para a aceleração da ação global de combate à crise climática.

A APL, conjuntamente com a AdP – Águas de Portugal e a TMG Automotive, foi convidada a participar na sessão “Pre-COP28: Accelerating Financing & Climate Solutions” e a integrar o painel dedicado ao tema “Descarbonização & Coesão Social: o único caminho”.

Susana Parreira,  Engenheira do Ambiente da APL apresentou a estratégia de sustentabilidade do Porto de Lisboa, abordando os principais projetos de descarbonização, tais como o Onshore Power Supply, o Roadmap para a transição energética e digital e a modernização e melhoria da eficiência dos terminais portuários.

Foi ainda abordada a estratégia de coesão social e territorial do Porto de Lisboa, sempre assente no reforço da relação porto-cidade. Neste âmbito, foram apresentados os projetos de requalificação das zonas ribeirinhas e os projetos para a inovação, de que são exemplo o Ocean Campus, que está a nascer entre Lisboa e Oeiras, que será um cluster de excelência internacional dedicado à investigação e inovação das atividades da economia azul. De igual modo, foi apresentado o projeto da navegabilidade do Tejo como promotor do transporte por barcaças e de redução da pegada carbónica do Porto de Lisboa. 

De notar, que a COP28 abordará o objetivo de limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC implica reduzir as emissões globais de gases com efeito de estufa em 43% até 2030, contudo, os planos atualmente em vigor conduzem a um aumento previsto de emissões em 11% até 2030, que se traduzirá num aumento da temperatura global entre 2,7ºC a 4ºC até 2100. É por isso esperado, com muita expectativa, novos resultados das políticas globais e nacionais. 
 

Partilhar