IV Travessia

21 Julho, 2021

Comunicados de imprensa Institucionais Náutica de recreio

Porto de Lisboa no arranque das Comemorações 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães

Amanhã, dia 22 de julho, mais de 30 veleiros escoltados por embarcações da Marinha do Tejo vão partir da Doca de Alcântara para a IV Travessia Lisboa – Andaluzia – Ceuta – Alcoutim. Iniciativa que pode ser apreciada em direto nas margens do Tejo e através da Webcam Tejo Live, no portal do Porto de Lisboa, depois das 8h00.

https://www.portodelisboa.pt/tejo-live


A IV Travessia insere-se nas Comemorações dos 500 Anos da Primeira Viagem de Circum-navegação de Fernão de Magalhães, com um programa de três semanas e passagem por vários portos na Andaluzia e norte de África. A iniciativa termina no dia 11 de agosto, em Alcoutim, subindo o Guadiana para festejar a primeira aventura marítima global, iniciada pelo navegador português em 1519 e terminada em 1522, pelo navegador espanhol Juan Sebastian Elcano.
 
A organização da IV Travessia é da responsabilidade da Associação Nacional de Cruzeiros (ANC) e da sua congénere espanhola, Association dos 500 Años Primera Circunnavegación a Vela, que uniram esforços e levam a cabo esta iniciativa, com início em Lisboa e o apoio da Administração do Porto de Lisboa (APL).
 
O programa formal de eventos das Comemorações (condicionadas às normas e planos de contingência de cada local que aportar, face ao ambiente pandémico) tem início no em Lisboa, no dia 20 de julho, mas a partir de dia 19 teremos a chegada de dez veleiros de Cruzeiro vindos de Espanha, pela costa ocidental atlântica de Portugal, até à Doca de Alcântara, onde se juntam a mais de 20 veleiros portugueses.
 
Nos dias 20 e 21 de julho, os participantes na IV Travessia vão ser contemplados com visitas culturais em Lisboa, com destaque para o salão Almada Negreiros da Rocha Conde de Óbidos, nas instalações da APL, onde se realiza a “Receção aos Participantes”, com entidades oficiais, degustação gastronómica e atuações de guitarra portuguesa. 
 
Além do apoio da APL, a organização da IV Travessia Lisboa - Andaluzia - Ceuta – Alcoutim conta com o apoio da Marinha Portuguesa, da Revista da Marinha, da Marinha do Tejo, da Câmara Municipal de Lisboa, de Sines, de Portimão e de Alcoutim, da Associação Turismo de Lisboa, Administração dos Portos de Sines e Algarve, da Estrutura Missão Comemorativa do V centenário da 1ª circunavegação (EMCFM), e de um familiar de Fernão Magalhães.

 

Programa

 

Partilhar