Projeto Safari
Institucionais Sustentabilidade

21 Fevereiro, 2025

Porto de Lisboa no Steering Committee Meeting do Projeto Safari

O Porto de Lisboa está presente no Steering Committee Meeting do projeto SAFARI, que decorre nos dias 20 e 21 de fevereiro em Sevilha.
O projeto SAFARI tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma plataforma digital que potencie a resiliência das infraestruturas portuárias perante eventos meteorológicos extremos.


O Porto de Lisboa foi um dos portos escolhidos para testar a implementação desta plataforma. Os motivos desta escolha foram a sua localização, por se tratar de um porto Atlântico, localizado num centro urbano e no maior mercado de consumo nacional, a sua infraestrutura, com 14 terminais de carga, e, finalmente, o seu impacto económico, uma vez que representa 1,9% do PIB nacional e cria 722.475 empregos.
O piloto do projeto será posto em prática no Terminal de Contentores de Alcântara, um dos mais modernos e estratégicos do mercado atlântico. O projeto deverá assegurar a robustez da infraestrutura frente a eventos extremos disruptivos, como, chuvas intensas e inundações, ventos fortes, temperaturas extremas, ou tempestades e raios. O objetivo da implementação do projeto é garantir a continuidade das operações em condições adversas, mitigando o seu impacto nas cadeias logísticas.
O piloto do projeto SAFARI, a ser desenvolvido neste terminal, apresenta uma série de desafios que exigem uma operação eficiente e resiliente. A sua implementação dependerá de uma acessibilidade multimodal integrada, que envolve conexões rodoviárias, ferroviárias e vias navegáveis interiores.

Partilhar