Maritimo Turistica

28 Maio, 2024

Náutica de recreio

II Encontro de operadores de Marítimo-Turística no porto de Lisboa

Realizou-se dia 27 de maio no auditório da Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, o II Encontro de operadores de Marítimo-Turística no porto de Lisboa, tendo como tema a Segurança. 
O Encontro contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da APL, Carlos Correia, que começou por referir a importância da atividade marítimo-turística para o porto, com o crescimento que tem registado nos últimos anos, dignificando o Estuário do Tejo. Contudo, salientou a necessidade de estarmos atentos aos desafios que tal crescimento encerra num porto multifuncional e com um movimento constante de navios de grande e pequeno porte, sendo imprescindível que todos os operadores adotem comportamentos adequados respeitando as regras da segurança da navegação na sua atividade.
Estes temas foram aprofundados pelos oradores do painel composto por Rui Nunes, Diretor da Segurança Portuária da APL, Paulo Vicente, Capitão do Porto de Lisboa, e Fernando Braga, da Divisão de Navios em Serviços e Proteção. Encontravam-se, também, presentes Teresa Ferreira do Turismo de Portugal, e vários operadores de MT, representantes da For-Mar, da ANC, escolas de Vela, entre outros.


 
O aumento da atividade de marítimo-turística e do número de embarcações no rio Tejo tem aumentado o risco associado à navegação partilhada entre os diferentes tipos de embarcações e de diferentes atividades, sejam navios de marinha mercante, cruzeiros, de transporte de passageiros, de desporto náutico ou de marítimo-turística.
Este Encontro teve assim, como principal objetivo, levar a uma reflexão sobre as questões de Segurança Marítima, respeito e conduta e ainda boas práticas na navegação.
Como conclusão do Encontro, a APL irá criar um grupo de trabalho multidisciplinar com vista a analisar as várias questões levantadas e, consequentemente, encontrar soluções que possam vir a melhorar a atividade no seu todo.




 

Partilhar