Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.

27 Janeiro, 2026
Exposição itinerante “Lisboa, Margem Sul: O Estuário no Centro” inaugurada na Gare Marítima de Alcântara
Foi inaugurada no passado sábado, 24 de janeiro, na Gare Marítima de Alcântara, com o apoio do Porto de Lisboa, a primeira exposição da mostra itinerante dos Projetos de Diploma 2025 “Lisboa, Margem Sul: O Estuário no Centro”, desenvolvidos no âmbito da Accademia di Architettura, sob coordenação dos professores João Nunes e João Gomes da Silva.
Patente no salão Almada Negreiros até esta quarta-feira, a exposição apresenta uma leitura aprofundada da Margem Sul, colocando o estuário do Tejo como elemento estruturante do território. Estão em destaque maquetes territoriais dos municípios estudados, bem como uma seleção de projetos através de banners, cartões postais e vídeos, ilustrando propostas de escala territorial, urbana e arquitetónica.
A exposição integra um programa itinerante, que irá passar por vários municípios da Área Metropolitana de Lisboa, prevendo-se, em cada contexto, momentos de debate e contributos de autoridades e especialistas, promovendo a reflexão sobre o futuro do território estuarino e metropolitano.
Mais informações sobre esta e as próximas exposições estão disponíveis no site da Accademia, onde poderá ser consultado o calendário completo da iniciativa.