Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.
23 Junho, 2022
Comunicados de imprensaArquivo do Porto de Lisboa, Setúbal e Sesimbra celebra 3º aniversário
O Arquivo do Porto de Lisboa, Setúbal e Sesimbra (APLSS) vai comemorar o 3º aniversário com o lançamento do primeiro volume dos “Cadernos do Arquivo”, uma edição centrada na obra do Arquiteto Paulo Cunha, “pioneiro do planeamento portuário e do ordenamento das orlas ribeirinhas e autor de parte significativa dos edifícios portuários em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa". A cerimónia tem lugar a partir das 11h00 de dia 24 de junho, nas instalações do APLSS, no Barreiro.
A apresentação da primeira edição dos Cadernos do Arquivo está a cargo do autor, José Luis Saldanha.
Com esta iniciativa, a Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra pretende impulsionar a divulgação do património portuário e, através do APLSS promover o conhecimento, a preservação, a valorização e divulgação do legado destes portos.
O Centro de Documentação e Arquivo do Porto de Lisboa, Setúbal e Sesimbra é composto por 4.400 títulos que incluem monografias, relatórios, estudos, fotografias, filmes e publicações periódicas da área marítimo-portuária. Em junho de 2019, as Administrações dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra centralizaram os arquivos intermédio e histórico dos respetivos portos num único espaço, localizado na Baía do Tejo, no Barreiro, permitindo, assim que o acervo documental destes portos sirva não apenas as respetivas administrações portuárias, mas também o público em geral e a comunidade científica.
No arquivo está, ainda, patente a exposição “Os Tesouros dos Arquivos”, inaugurada no Dia Internacional dos Arquivos, celebrado a 9 de junho. Esta mostra revela os segredos mais bem guardados dos cinco arquivos de inegável relevo que se encontram no Barreiro, por isso conhecida como “a cidade dos arquivos”, e que incluem também o Arquivo Ephemera, de José Pacheco Pereira, o Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, o Espaço Memória e ainda o Arquivo da Fundação Amélia de Mello.
24 de junho :: 11h00
3º aniversário do APLSS e Lançamento do I Volume dos “Cadernos do Arquivo”
Barreiro, a Cidade dos Arquivos
Baía do Tejo