Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.

31 de outubro 2022
Em 31 de outubro de 1887, foram lançadas por sua majestade El-rei D. Luís I, as primeiras pedras nas obras de construção do porto de Lisboa, em Alcântara. Seguiu-se a assinatura do auto de inauguração das obras do porto de Lisboa que referia:
No anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Chisto, de mil oitocentos e oitenta e sete, quadragésimo nono aniversário de Sua Magestade El-Rei o Senhor Dom Luís Primeiro, em uma segunda feira, trinta e um de outubro, pelas quatro horas da tarde, na rua Vinte e Quatro de Julho, proximo de Alcantara, na presença de Sua Magestade e Altezas, e de outras pessoas abaixo designadas, se inauguraram os trabalhos de construcção do porto de Lisboa, procedendo Sua Magestade El-Rei ao lançamento das pedras do enrocamento.
In “Diário de Notícias”, de 1 de novembro de 1887.
Programa
Dia 27 outubro
- Visitas guiadas à Torre VTS
Dia 28 de outubro
- Encontros no Porto de Lisboa - Na rota da sustentabilidade
- Inauguração da Exposição “Portugal uma terra que é mar” na Doca de Santo Amaro
Dias 29 de outubro
- Apresentação do livro infantil Luzi & Vrum – Auditório da Gare Marítima de Alcântara
- Visitas guiadas às Gares Marítimas Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos
Dia 30 de outubro
- Visitas livres às Gares Marítimas Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos
Dia 1 de novembro
- Regata Dia do Porto de Lisboa
Venha comemorar connosco!
As iniciativas promovidas pela APL para assinalar os 135 anos do porto da capital, iniciam-se na próxima quinta feira, dia 27 de outubro, com as visitas guiadas à Torre VTS, em Algés. O icónico edifício, com projeto de autoria do arquiteto Gonçalo Byrne, será visitado ao longo do dia, por 4 grupos de 10 pessoas cada, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00, organizados por inscrição prévia, em comemoracoes135@ portodelisboa.pt
No dia 28 de outubro, sexta-feira, terá lugar na Gare de Alcântara mais uma sessão: Encontros no Porto de Lisboa, subordinado ao tema: Na rota da sustentabilidade.
Ainda no dia 28 às 18h30, será inaugurada na Doca de Santo Amaro a Exposição “Portugal uma terra que é mar” do fotografo Nuno Sá. Uma iniciativa conjunta da Administração do Porto de Lisboa e da Mercedes-Benz Oceanic Lounge. Esta exposição estará patente até 19 de novembro na Doca de Santo Amaro.
No fim de semana, teremos no dia 29 outubro:
- Visitas guiadas às Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha Conde de Óbidos (10h00 às13h00 e das 15h00 às 17h00) – acesso livre
- Apresentação do livro infantil Luzi & Vrum no auditório da gare de Alcântara às 10h30. Segundo a editora Canto Redondo: "Esta criação original transmite a complexidade da viagem empreendida por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, sob a perspetiva da primeira aeronave ainda hoje submersa ao largo dos Penedos de São Pedro e São Paulo. A história conta-se desde o fundo do mar, abrindo espaço para tocar a temática ambiental ligada à poluição dos oceanos. Afirma-se, portanto, como um excelente ponto de partida para introduzir diversas dimensões pedagógicas, desde a história à biologia, passando pela ecologia ou pela matemática."
Traga as suas crianças para participar nas atividades, faça a viagem connosco e leve um exemplar do livro. (oferta limitada ao stock disponível).
e no dia 30 de outubro
- Visitas livres às Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha Conde de Óbidos (10h00 às13h00 e das 15h00 às 17h00)
No dia 1 de Novembro encerramos as comemorações com o já habitual momento alto que será a Regata “Troféu Porto de Lisboa”, com largada prevista para as 12h00, na Doca de Belém e cerimónia de entrega de prémios na Gare Marítima de Alcântara.
A regata é organizada em parceria entre a APL e a Associação Naval de Lisboa, sendo esta a responsável por toda a logística da prova de vela e a APL pela organização da cerimónia de entrega de prémios. Para além dos prémios aos vencedores da regata, serão ainda sorteados pelos velejadores que participam e terminam, dois lugares de amarração nas docas do porto de Lisboa, um pelo período de seis meses e outro pelo período de três meses.