31 de outubro

Em 31 de outubro de 1887, foram lançadas por sua majestade El-rei D. Luís I, as primeiras pedras nas obras de construção do porto de Lisboa, em Alcântara. Seguiu-se a assinatura do auto de inauguração das obras do porto de Lisboa que referia:

No anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Chisto, de mil oitocentos e oitenta e sete, quadragésimo nono aniversário de Sua Magestade El-Rei o Senhor Dom Luís Primeiro, em uma segunda feira, trinta e um de outubro, pelas quatro horas da tarde, na rua Vinte e Quatro de Julho, proximo de Alcantara, na presença de Sua Magestade e Altezas, e de outras pessoas abaixo designadas, se inauguraram os trabalhos de construcção do porto de Lisboa, procedendo Sua Magestade El-Rei ao lançamento das pedras do enrocamento.

In “Diário de Notícias”, de 1 de novembro de 1887.

Programa


Dia 29 outubro 

  • Visita guiada à Torre VTS 

Dia 30 de outubro 

  • Inauguração do espaço basquetebol 3x3 em Alcântara 
  • Seminário “She Sails - Empowering Women to Sail” na Gare da Rocha

Dias 30 e 31 de outubro 

  • Visitas às Gares Marítimas e à Caravela Vera Cruz

Dia 1 de novembro 

  • Regata Dia do Porto de Lisboa

No dia 31 de outubro o Porto de Lisboa comemora o seu 134º aniversário e preparou um vasto leque de iniciativas para assinalar esta data. Paralelamente, comemoram-se os 20 anos da inauguração da torre VTS, que acompanha soberanamente os que entram e partem de Lisboa, usando o Tejo.



As iniciativas promovidas pela APL para assinalar os 134 anos do porto da capital, sempre no estrito cumprimento de todas as regras de prevenção da transmissão de Covid-19, iniciam-se na próxima sexta-feira, dia 29 de outubro, com as visitas guiadas à Torre VTS, em Algés, festejando com isso os 20 anos passados desde a sua inauguração em 2001. O icónico edifício, com projeto de autoria do arquiteto Gonçalo Byrne, , será visitado ao longo do dia, por 4 grupos de 8 pessoas, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00, organizados por inscrição prévia, em comunicacao@portodelisboa.pt

No sábado dia 30, será oficialmente inaugurado no passeio ribeirinho na Doca de Alcântara o campo de basquete 3x3,  com a presença do Conselho de Administração da APL, do promotor Hoopers e do artista FLIX.

Ainda no sábado, 30 de outubro, no âmbito dos 134 anos do Porto de Lisboa, decorre com o apoio da APL o Seminário She Sails - Empowering Women to Sail”, organizado pela Seawoman no Auditório da Rocha. A participação será mediante inscrição prévia, para o e-mail geral@seawoman.org, com o envio do nome, data de nascimento e experiência em vela, e poderá ser feita até dia 29 mediante disponibilidade de lugares.

No fim de semana, nos dias 30 e 31 de outubro, realizam-se as visitas à Caravela Vera Cruz, para grupos de até 25 pessoas, com acesso pela Doca de Alcântara (10/13h e 14/18h). As visitas às Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha Conde de Óbidos serão guiadas nos períodos da manhã (sábado e domingo das 10/13h) e livres nos períodos da tarde (14/18h) de ambos os dias, por hora de chegada dos interessados ao local.





Como é já habitual, o momento alto do aniversário do Porto de Lisboa será a Regata “Troféu Porto de Lisboa”, que se realiza no dia 1 de novembro, com largada prevista para as 12h00, na Doca de Belém e Cerimónia de Entrega de Prémios na Gare Marítima de Alcântara às 17h00.

A Regata é organizada em parceria entre a APL e a Associação Naval de Lisboa, sendo esta a responsável por toda a logística da prova de vela e a APL pela organização da Cerimónia de Entrega de Prémios. Para além dos prémios aos vencedores da regata, serão ainda sorteados pelos velejadores que participam e terminam, dois lugares de amarração nas docas do porto de Lisboa, um pelo período de seis meses e outro pelo período de três meses.




 

Desafio de fotografia: revelação dos premiados
 

O programa do 134º aniversário do Porto de Lisboa encerra com chave de ouro, anunciando a 2 de novembro os vencedores do desafio de fotografia, que foi dirigido a todos os cidadãos, para fotografar as margens, paisagens e pormenores da área de jurisdição do Porto de Lisboa, lançado em 2020 e que recebeu cerca de 500 fotografias de mais de uma centena de concorrentes: "1 porto, 2 margens, 11 municípios, 200Km para fotografar” é o nome do desafio fotográfico, que tinha por objetivo dar a conhecer toda a zona ribeirinha abrangida pelo Porto de Lisboa através do olhar dos concorrentes.