O seu browser não suporta JavaScript!
   15 Outubro | 20:59
Separador Notícias e informação específica
Separador Notícias e informação específica
Separador Notícias e informação específica
Separador Notícias e informação específica
Separador
Separador
Port of Lisbon
Puerto de Lisboa
Portal do Porto de Lisboa
O Porto de Lisboa
Estatísticas Online
Espaços
Visitas ao Porto
Centro de Documentação
Separador
Separador
Portal do Porto de Lisboa . O Porto de Lisboa . Segurança . Movimentação de Navios . Fundeadouros
Imprimir Imprimir
Fundeadouros Fundeadouros

Para efeitos de fundeadouro o Porto de Lisboa encontra-se dividido em zonas, ou quadros, que devem ser utilizados de acordo com as regras constantes no 18.a Anexo – Fundeadouros das Normas Especiais do Porto de Lisboa.

Em termos gerais, os fundeadouros definidos para a navegação que utiliza o Porto de Lisboa, regem-se pelas seguintes normas:
a) A utilização dos fundeadouros do Porto de Lisboa está sujeita a autorização expressa da Autoridade Portuária e sempre sujeita aos procedimentos normais de entrada e saída de Porto.
b) Nos vários fundeadouros, os navios deverão ancorar por forma a não criar impedimentos ou dificuldades à navegação que entre ou saia do Porto, canais ou docas.
c) Deverão ser guardados os convenientes resguardos entre os navios fundeados de forma a que, evitando possíveis abalroamentos, também não sejam inaproveitados os espaços disponíveis para outros navios, na mesma área de fundeadouro.
d) Os navios que transportem mercadorias perigosas ou poluentes e que, por qualquer razão, tenham de fundear no interior do Porto, deverão manter uma distância mínima de 550 metros dos restantes navios, se outra restrição não for aplicável ao tipo e quantidade de mercadoria transportada.
e) Os navios fundeados não poderão isolar a máquina principal, devendo manter pronta a operar toda a instalação propulsora e de governo. Em caso de indisponibilidade do aparelho propulsor ou de governo do navio fundeado deverá ser disponibilizado um rebocador de potência e características apropriadas que garantirá a manutenção da posição do navio em caso de emergência.
f) Os navios que, por qualquer razão, se encontrem de quarentena ou a sua tripulação impedida de desembarcar, serão fundeados em qualquer dos fundeadouros, desde que a sua localização satisfaça as exigências das autoridades competentes para o efeito.
g) Os navios fundeados não devem efectuar deslocamentos de pesos tais que alterem profundamente o caimento e adornamento normais, tendo não só em vista a estabilidade do navio, mas também os esforços anormais que possam passar a exercer-se sobre os ferros e amarras.
h) Proibição de fundear:
- Dentro dos limites dos canais de navegação ou na proximidade de cais e fundeadouros comerciais;
- Na entrada das docas comerciais e de recreio, ou ainda nos corredores de acesso às praias, quando definidos;
- Às embarcações de recreio com origem em portos não nacionais ou outros portos nacionais é interdito o uso de qualquer fundeadouro na área de jurisdição da Autoridade Portuária, sem que previamente tenham procedido ao necessário controlo por parte das autoridades competentes, salvo se procederem de Cascais.
Adobe Portable Document Format Fundeadouros
Separador
Imprimir Imprimir
Separador
Utilidades
linhaNavios em Porto
linhaPrevisão de Chegadas
linhaRegulamento do Porto
Contactos APL

APL - Administração do Porto de Lisboa, S.A.
Gare Marítima de Alcântara
1350-355 Lisboa, Portugal
geral@portodelisboa.pt
Tel: +351 21 361 10 00

Nível Protecção 1
   


   
© APL Administração do Porto de Lisboa 2008
|
PrivacidadePrivacidade
|
Mapa do SiteMapa do Site
|
Ajuda do SiteAjuda do Site
|
Ficha TécnicaFicha Técnica
|
WebmasterWebmaster
|
Acessibilidade