O seu browser não suporta JavaScript!
   23 Outubro | 15:58
Separador Notícias e informação específica
Separador Notícias e informação específica
Separador Notícias e informação específica
Separador Notícias e informação específica
Separador
Separador
Port of Lisbon
Puerto de Lisboa
Portal do Porto de Lisboa
O Porto de Lisboa
Estatísticas Online
Espaços
Visitas ao Porto
Centro de Documentação
Separador
Separador
Portal do Porto de Lisboa . O Porto de Lisboa . Comunidade Portuária
Imprimir Imprimir
Comunidade Portuária Comunidade Portuária

A APL, SA concluiu a sua transformação num modelo de autoridade portuária do tipo “landlord” graças ao desenvolvimento, nos últimos anos, de um programa de concessões a operadores privados da generalidade das actividades portuárias. Hoje a APL dedica-se à gestão dominial e ao exercício de outras funções de coordenação, facilitação e promoção essenciais para a manutenção e melhoria dos níveis competitivos do porto e dos parceiros da Comunidade Portuária de Lisboa.
No contexto actual em que estão a ocorrer rápidas transformações ao nível do comércio mundial e das características dos fluxos de mercadorias que circulam no mercado globalizado através das cadeias logísticas mundiais, bem como quanto à dispersão dos centros de decisão sobre as alternativas de transporte e distribuição, os portos deixaram de ser um elo estável da cadeia de transportes e de ter tráfegos cativos para se confrontarem com desafios permanentes de manutenção e captação de novos fluxos de mercadorias, pelo que o exercício daquelas funções é fundamental.
Também a nível comunitário as políticas de transporte e distribuição têm evoluído provocando impactos sobre a actividade portuária constituindo oportunidades que é forçoso aproveitar ou ameaças que importa evitar. Os diversos instrumentos e programas disponibilizados deverão ser aproveitados pela APL e pelos seus parceiros para melhorar os níveis de serviço e a capacidade competitiva de Lisboa e do país.
Não se trata de uma acção isolada da Autoridade Portuária mas de uma estratégia que inclui iniciativas concertadas e em parceria com todos os intervenientes na vida portuária. A APL quer estar na linha da frente como “logistics network facilitator” e tem desempenhado um papel activo na divulgação dos serviços oferecidos pelo porto, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento, tem realizado visitas, missões de prospecção, apoiado a organização de seminários, publicações periódicas ou excepcionais e campanhas de publicidade nacionais e internacionais.
A Comunidade Portuária de Lisboa é o motor aglutinador de todos os intervenientes no negócio portuário entre os quais se incluem associações ou empresas de serviços como pilotagem, reboques, concessionários, agentes de navegação, brokers, armadores, empresas de estiva, transitários, armazenagem/distribuição, reparação naval, outros fornecedores, transportadores rodoviários e ferroviários e ainda entidades da administração pública (alfândegas, serviço de estrangeiros e fronteiras, serviços sanitários e veterinários).

Separador
Imprimir Imprimir
Separador
Utilidades
linhaNavios em Porto
linhaPrevisão de Chegadas
linhaRegulamento do Porto
Contactos APL

APL - Administração do Porto de Lisboa, S.A.
Gare Marítima de Alcântara
1350-355 Lisboa, Portugal
geral@portodelisboa.pt
Tel: +351 21 361 10 00

Nível Protecção 1
 

 

© APL Administração do Porto de Lisboa 2008
|
Termos e CondiçõesTermos e Condições
|
Mapa do SiteMapa do Site
|
Ajuda do SiteAjuda do Site
|
Ficha TécnicaFicha Técnica
|
WebmasterWebmaster
|
Acessibilidade