O seu browser não suporta JavaScript!
Portal do Porto de Lisboa
O Porto de Lisboa
Estatísticas Online
Espaços
Visitas ao Porto
Centro de Documentação
Separador
Separador
Portal do Porto de Lisboa . O Porto de Lisboa . Acessibilidades
Imprimir Imprimir
Acessibilidades Acessibilidades
O estuário do Rio Tejo, com uma extensão de 50Km e entre 2 e 14Km de largura, oferece ao Porto de Lisboa excelentes condições de navegação. O principal canal de acesso ao porto tem fundos de -15,5m ZH.
O tráfego fluvial permite o transporte de mercadorias entre as duas margens do estuário bem como ao longo de uma parte significativa do próprio Rio Tejo.
O porto de Lisboa encontra-se integrado na rede rodo-ferroviária da região de Lisboa que por sua vez se articula com as redes nacional e transeuropeia de transportes.
Na margem Norte do Rio Tejo, o Porto conta com um sistema viário interno organizado em torno de um eixo longitudinal principal no qual entroncam vias próprias que servem os diferentes terminais e outras que estabelecem a ligação à rede externa. A mesma via longitudinal é também interceptada pelo ramal ferroviário de serviço ao porto. A margem Sul é servida por diversas vias rápidas que facilitam o acesso das mercadorias às redes nacional e internacional de transportes.
Os principais acessos ferroviários que servem o Porto de Lisboa são a Linha do Norte (Lisboa-Porto) na margem Norte do Rio Tejo e a Linha do Sul e Sueste (Barreiro-Faro) na margem Sul para aceder ao Algarve.
O acesso do porto aos restantes países do Continente Europeu é estabelecido por via da Linha do Norte a qual se alia à linha do Minho (Porto-Valença) para alcançar o Noroeste espanhol; à Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso) para chegar ao Centro e ao Norte de Espanha, bem como ao resto da Europa; e ao ramal de Cáceres (Entroncamento-Portalegre-Cáceres) com ligação directa à Estremadura espanhola e a Madrid.
A partir da cintura interna portuária existente na margem Norte do Tejo, diversas vias rápidas desviam o trânsito da malha urbana: o Eixo Norte-Sul, a CRIL, a CREL, a Segunda Circular, o IP7 e o IC32. O Porto de Lisboa está igualmente conectado com os Itinerários Principais – o IP1 (Acesso ao Norte e Sul do País), a A1 (acesso ao Norte), a A2 (acesso ao Sul do País), a A5 (corredor de Cascais) e a A8 (acesso à zona Oeste) – que por sua vez se articulam com as ligações internacionais através da A3, IP4 e IP5 (acesso por Norte) e da A6 (acesso directo a Madrid) e IC1 (acesso por Sul).
Na margem Sul as mercadorias flúem através de diversas vias rápidas que aproximam os terminais das principais auto-estradas nacionais: a A1 para escoar a carga em direcção ao Norte, a A2 que serve o Sul do país e ainda a A6 que alcança a Estremadura espanhola.
Separador
Imprimir Imprimir
Separador
Utilidades
linhaNavios em Porto
linhaPrevisão de Chegadas
linhaRegulamento do Porto
Contactos APL

APL - Administração do Porto de Lisboa, S.A.
Gare Marítima de Alcântara
1350-355 Lisboa, Portugal
geral@portodelisboa.pt
Tel: +351 21 361 10 00

Nível Protecção 1
   


   
© APL Administração do Porto de Lisboa 2008
|
PrivacidadePrivacidade
|
Mapa do SiteMapa do Site
|
Ajuda do SiteAjuda do Site
|
Ficha TécnicaFicha Técnica
|
WebmasterWebmaster
|
Acessibilidade