O seu browser não suporta JavaScript!
Estatísticas Online
Espaços
Visitas ao Porto
Centro de Documentação
Separador
Separador
Portal do Porto de Lisboa . Hidrografia
Imprimir Imprimir
Hidrografia Hidrografia
  Lancha Guarda-Rios


 


O Porto de Lisboa dispõe de um Serviço de Hidrografia com diversos objectivos: produção de levantamentos, controlo da manutenção de fundos em áreas portuárias (dragagens), monitorização de erosão costeira ou de enchimentos artificiais (engenharia costeira) e gestão da zona costeira

O Serviço de Hidrografia da APL executa sistematicamente levantamentos hidrográficos dos fundos dos acessos aos terminais, bacias de manobra e no estacionamento dos cais cujos resultados são distribuídos em forma de plantas aos serviços de VTS e aos Pilotos como meio de auxílio da navegação e das manobras necessárias do movimento portuário.

Na zona portuária entre Alcântara e Poço do Bispo são executados levantamentos hidrográficos com periodicidade mensal.

A APL mantêm um protocolo com o Instituto Hidrográfico para que aquele instituto realize duas vezes ao ano o levantamento do canal da barra sul, e uma vez ao ano o levantamento do banco do bugio.

O serviço de hidrografia é também responsável pela identificação das áreas sujeitas a assoreamentos e que necessitam de ser dragadas. Esta informação é transmitida ao serviço de dragagens que pode assim, planear e desencadear as dragagens de manutenção de modo a assegurar a operacionalidade portuária no que diz respeito aos fundos.

A APL tem uma Bóia ondógrafo à entrada do canal da Barra Sul com o objectivo de disponibilizar as condições de ondulação à entrada do Canal, para apoio na decisão dos Pilotos e reforço da segurança da navegação. Os dados são recebidos em tempo real de hora a hora, nos Serviços de Hidrografia, VTS e Pilotagem.

Presentemente está colocado um Acustic Doppler Current Profiler (ADCP) na região do canal da barra para aprofundamento do conhecimento de diversos parâmetros de ondulação e correntes e para calibração/validação dos modelos de propagação da agitação marítima.

São igualmente mantidos, no estuário, três marégrafos, sendo um em colaboração com o Instituto Hidrográfico.

No desempenho e gestão do conjunto de tarefas de hidrografia, dragagens e topografia trabalham presentemente quatro engenheiros geógrafos, três topógrafos dois técnicos auxiliares e uma equipa marítima a operar a lancha hidrográfica.

As equipas topográficas desenvolvem também os trabalhos de topografia terrestre necessários na APL


Ligações uteis:
URL The International Hydrographic Organization
URL International Federation of Hydrographic Societies
URL Instituto Hidrográfico
Separador
Imprimir Imprimir
Separador
Utilidades
linhaNavios em Porto
linhaPrevisão de Chegadas
linhaRegulamento do Porto
Contactos APL

APL - Administração do Porto de Lisboa, S.A.
Gare Marítima de Alcântara
1350-355 Lisboa, Portugal
geral@portodelisboa.pt
Tel: +351 21 361 10 00

Nível Protecção 1
 

 

© APL Administração do Porto de Lisboa 2008
|
Termos e CondiçõesTermos e Condições
|
Mapa do SiteMapa do Site
|
Ajuda do SiteAjuda do Site
|
Ficha TécnicaFicha Técnica
|
WebmasterWebmaster
|
Acessibilidade