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Porto de Lisboa já tem novo combustível amigo do ambiente

Porto de Lisboa forneceu o primeiro abastecimento de bancas a navios em Portugal, com as novas regras da IMO, para o novo combustível marítimo com 0,5% de enxofre No passado dia 13 de novembro, o Porto de Lisboa recebeu o M/V Antonia para efetuar bancas ao largo. Este navio foi o primeiro a receber o novo combustível marítimo menos poluente, com apenas 0,5% de enxofre, já de acordo com as regras estipuladas pela IMO (International Maritime Organization), para combater as emissões poluentes do transporte marítimo. Este novo combustível, considerado um VLSFO (Very-low Sulphur Fuel Oil), foi distribuído pela Galp no fundeadouro do quadro central, situado na zona entre Alcântara e Belém, a partir da Estação de Assistência Naval do Porto de Lisboa (EANPL)   Ler Mais
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Porto de Lisboa continua a afirmar-se no mercado de bancas

No dia 23 de setembro, entre o Terminal de Granéis Alimentares de Palença e o Terminal de Líquidos da Banática (fundeadouro do quadro central do Porto de Lisboa) ocorreram três abastecimentos em simultâneo aos navios Maria, Hercules 500 e Angelina the Great N. Estes três navios, de tipologia distinta, carga geral multi deck, navio tanque e navio graneleiro, respetivamente, abasteceram no Porto de Lisboa e continuaram a sua viagem para o porto de Gibraltar, em Espanha (Maria, Hercules 500) e para o porto de Tampa, nos EUA (Angelina the Great N). A escala técnica de entrada de navios em porto para abastecimento de combustíveis, tem registado um crescimento exponencial, desde 2011. Tendo este ano como referência, com 92 abastecimentos, temos um crescimento de 20% para 2014, ano com 113 abastecimentos, de 30% de 2014 para 2016, ano em que foram realizados 162 abastecimentos e de 38% de 2016 para 2018, com 262 abastecimentos. Até ao fim de agosto de 2019 foram já efetuados 194 abastecimentos, prometendo assim terminar este ano superando os valores de 2018  Ler Mais
O Porto de Lisboa opera 24 horas/dia, 365 dias/ano.

Gerido pela Administração do Porto de Lisboa, e apoiado por uma comunidade portuária dinâmica e experiente, a sua missão é prestar um serviço multifuncional orientado para o cliente.

Fazendo juz ao seu estatuto de porto multifuncional, o Porto de Lisboa compreende diversos terminais especializados na movimentação de todo o tipo de carga, facto que o coloca numa posição competitiva privilegiada.

A centralidade geo-estratégica confere-lhe um estatuto de relevo a nível internacional, colocando-o no cruzamento das principais rotas marítimas mundiais. Lisboa assume-se como fundamental elo de ligação entre o Mediterrâneo e o Norte da Europa, mas também como placa giratória de comércio internacional entre a Europa, África, América e Extremo Oriente.

Ao longo dos anos, o Porto de Lisboa tem-se assumido como um importante motor do desenvolvimento sócio-económico da região de Lisboa e Vale do Tejo, mantendo há já alguns anos a liderança nacional no segmento dos granéis agro-alimentares.

O Porto de Lisboa é uma importante plataforma logística multimodal, a qual, integrada na rede transeuropeia de transportes, garante o rápido escoamento de todo o tipo de mercadorias.

De forma a aumentar a eficiência do transporte de carga, a APL procura corresponder às expectativas e necessidades dos stakeholders que constituem a sua cadeia de valor (Concessionários de Terminais Portuários, Agentes de Navegação, Armadores, Prestadores de Serviços Portuários e, em geral, toda a Comunidade Portuária de Lisboa). 

Como é que o Porto de Lisboa contribui para o aumento das exportações portuguesas?
Impacto Económico do Porto de Lisboa
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Contactos APL

APL - Administração do Porto de Lisboa, S.A.
Gare Marítima de Alcântara
1350-355 Lisboa, Portugal
geral@portodelisboa.pt
Tel: +351 21 361 10 00

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