Encontros na Marina de Lisboa

18 Maio, 2022

Comunicados de imprensa Náutica de recreio Sustentabilidade

Encontros na Marina de Lisboa - O Mar que Protegemos

No âmbito das comemorações do Dia Europeu do Mar, a Administração do Porto de Lisboa dá início a 20 de maio, a uma série de iniciativas relativas à proteção de mares e oceanos. Estes “Encontros na Marina de Lisboa” vão incluir um seminário, visitas ao observatório de golfinhos no Tejo, regatas, workshops, exposições e um simulacro de segurança e proteção ambiental. As iniciativas decorrem entre 20 e 28 de maio, sob o tema “O Mar que Protegemos”.

E quando se fala em proteger o mar, fala-se em proteger a biodiversidade e a vertente ambiental, mas também em proteger um ativo económico. De acordo com o INE (Conta Satélite do Mar - CSM), em 2018 tinha um impacto direto e indireto na economia nacional que se traduziu em 5,1% do PIB (Produto Interno Bruto), 5,4% do VAB (Valor Acrescentado Bruto) e 5% das exportações.
 

Programa 

Dia Europeu do Mar celebrado com seminário na Gare Marítima de Alcântara
A 20 de maio, Dia Europeu do Mar, a Administração do Porto de Lisboa promove o seminário “O Mar que Protegemos”, uma iniciativa que tem lugar na Gare Marítima de Alcântara, a partir das 10h00. Tomam a palavra um conjunto de oradores que se têm dedicado à proteção do meio marinho (ver programa completo anexo). O encerramento da sessão está agendado para as 13h00.
Neste dia, as mensagens vão focar sobretudo as ações concretas que urge tomar para se fazer realmente a diferença na batalha pelo meio ambiente, nomeadamente pelo ambiente marítimo e a biodiversidade marinha.
Seminário aberto ao público, a entrada é livre.

Visita ao observatório de golfinhos no Tejo, a 26 de maio
Nos restantes dias dos “Encontros na Marina de Lisboa”, o destaque vai para as duas sessões de visitas ao observatório de golfinhos no Tejo na Torre VTS, a realizar no dia 26 de maio à tarde. Cada uma das sessões é limitada à inscrição de 10 pessoas.
Da restante programação, destaque para a abertura ao público das gares marítimas de Alcântara e da Rocha Conde D’Óbidos para visitas aos painéis de Almada Negreiros (21, 22 e 28 de maio de manhã e 29 de maio, manhã e tarde), e para as duas regatas a realizar no Tejo, a 21 e 28 de maio. 
Do programa fazem ainda parte workshops e outras ações de carácter ecológico e ambiental. Pretende-se que este seja um evento de todos e para todos e, por essa razão, também os clubes náuticos do estuário do Tejo e os operadores de Marítimo-Turística foram envolvidos neste evento e irão fazer parte desta grande celebração, com diferentes ações.

Partilhar